Símbolos nacionais e seus significados

O Brasil possui símbolos nacionais que contribuíram para sua formação, como brasileiro precisamos conhecê-los e entendê-los.

Praia Brasil.No dia 1° de setembro de 1971 os símbolos nacionais do Brasil foram estabelecidos de acordo com a Lei 5.700, que determina todas as regras, como tamanho, cores, formatos e etc. Eles exercem papéis importantes em cerimônias e documentos oficiais, festas e comemorações que envolvem a presença da sociedade. O dia 18 de setembro foi a data escolhida para comemorar o “Dia dos Símbolos Nacionais”. Vamos conhecê-los:
Armas Nacionais

Armas Nacionais

Conhecido também como Brasão Nacional é usado nos edifícios dos três poderes: executivo, legislativo e judiciário; nos documentos federais, quartéis militares e policiais. Criado no dia 19 novembro de 1889, simboliza o esplendor e a excelência do Brasil.
Selo Nacional

Selo Nacional

Possui formato de circulo, é composto por uma esfera de estrelas e em volta está escrito: República Federativa do Brasil. É utilizado na autenticação de diversos documentos, como diplomas e escritos oficias, simbolizando o reconhecimento do governo no conteúdo dos documentos.
Hino Nacional

Hino Nacional

A letra é uma composição de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva, normalmente é executado em todas as cerimônias solenes, comemorações que envolvem a cultura, o esporte e aquelas oficiais do Governo. É entoado juntamente com a presença da Bandeira Nacional, simbolizando o respeito que devemos ter pela nação.
Bandeira Nacional

Bandeira Nacional

É formada pelo retângulo verde, que significa as matas e as florestas; um losango amarelo, que representa o ouro; círculo azul, que significa o céu repleto de estrelas e ao centro deste círculo a frase: “Ordem e Progresso”. As vinte e sete estrelas representam os vinte e seis estados do Brasil mais o Distrito Federal.

Esses são os símbolos nacionais brasileiros que contribuíram para a formação da nossa nação, e deve ser respeitado por todos os brasileiros.



Mais informações por email.

Comentar sobre Símbolos nacionais e seus significados

  1. pois foi muito bom ver um comentário novo e aprender mais um assunto , e também ótimo ver os comentários das outras pessoas

    josely cruz
  2. Adorei o site bem resumido foi bem rapidinho e fácil de fazer meu trabalho sobre os Símbolos Nacionais da minha escola!

    Nikolle Mara
  3. Mto bom adooooreiiii…………..

    Debora Sthefany
  4. adorei o site,bem resumido e fiz a minha tarefa de casa rapidinho

    petra fabiola
  5. simples e pratico,adorei

    Juciane
  6. Muito obrigado por fazer o grande trabalho de pesquisa, organizado e grandiosa contribui muito nas atividades escolares que desenvolvo. um abraço

    Vilma Rodrigues
  7. Muito obrigado por fazer o grande trabalho de pesquisa, organizado e grandiosa contribui muito nas atividades escolares que densevolvo. um abraço

    Vilma Rodrigues
  8. eu gostei muito ajudou muito eu na lição de casa

    amanda
  9. eu amo minha patria e quero agradecer esse texto ajudou muito minha filha Gabriela em sua pesquisa escolar e entender mas sobre os símbolos nacionais brasileiros.

    vanessa m.de adorno
  10. esse texto me ajudou muito no meu dever de casa fui a uma excursão e estava muito cansada e acabei atolada mas tambem que prof chata que dá dever de casa até quando sabe que vou chegar cansada de uma excursão e não vou conseguir fazer tudo, né? e olha que ainda estou no quarto ano  do ensino fundamental!

    Bia s. p. viana
  11. O símbolo da moeda nacional é R$. O nome da moeda é REAL. Assim devo dizer: um REAL, dois REAL, tres REAL. Ou: um REAL, dois REAIS, tres REAIS?

    Assim como para nomes próprios, devo dizer:
    Naquela escola tem um aluno chamado José ou:

    Naquela escola tem dez alunos chamados JOSÉS?

    Helio Sanches Jr.
  12. verdade nosso brasil e lindo

    Missadarubia
  13. eu gosto do brasil e do meu povo

    joelia