Símbolos religiosos e seus significados

Os símbolos religiosos estão espalhados pelos quatro cantos do mundo representando histórias e assumindo papéis em diferentes culturas.

mãos e luz Os símbolos religiosos traduzem visualmente o significado de uma religião. Além de serem muito importantes dentro do contexto religioso, os símbolos são inseridos na cultura mundial, uma vez que quase toda a população sabe quais são os símbolos das principais religiões existentes no mundo, se tornando uma figura de manifestação tradicional daquela fé.

São elas: Judaísmo, Cristianismo, Taoismo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo e Xintoísmo e cada uma possui um símbolo reconhecido com seus respectivos significados e simbologia no contexto cultural mundial.

                       

Símbolos religiosos do judaísmo e seus significados

Selo de Salomão ou Estrela de Davi, símbolo do Judaísmo.Uma das maiores religiões do mundo, com cerca de 12 milhões de seguidores no mundo todo, o judaísmo é uma das mais antigas religiões também. O símbolo mais importante chama-se Selo de Salomão, conhecido também como Estrela de Davi, que representa os quatro elementos do universo: água, fogo, ar e terra. Outro símbolo é o Menorá que é um candelabro com sete braços e que significa Cristo como a luz do mundo, segundo o novo testamento.

Símbolos religiosos do catolicismo e seus significados

Cruz, símbolo do Catolicismo.A maior religião do mundo, o catolicismo possui a Cruz como seu maior símbolo, significando a crucificação de Cristo, a maior crença dos católicos. A extremidade superior da Cruz representa Deus e a inferior Jesus Cristo e as extremidades horizontais representam o Espírito Santo. Antigamente, o catolicismo era também representado pela figura do peixe, que possuía um significado relacionado com os milagres da multiplicação e da providencia divina.

Símbolos do taoismo e seus significados

YinYang, símbolo do Taoísmo.Chamado também de daoismo, é a religião originária na China. O símbolo mais importante da religião Chinesa é o Yin e Yang que representa o equilíbrio entre o corpo e as forças opostas. O Yin está relacionado ao gênero feminino, escuridão e água e o Yang está relacionado ao gênero masculino, luz e a atividade. Segundo este símbolo e ideia, tudo que existe no universo desde os seres, coisas materiais e imateriais possuem um complemento imprescindível para a sua existência.

Símbolos religiosos do islamismo e seus significados

Lua Crescente e Estrela, símbolo do Islamismo.O símbolo do Islã, muito comum no Oriente e em alguns países do Ocidente, é a Lua Crescente com uma estrela, que representa o calendário lunar que é regente das vidas religiosas e seus principais rituais. Um objeto muito importante no islamismo mas não é representado por símbolos é o Corão, que os islamitas entendem por ser a palavra literal de Deus escrita.

Símbolos religiosos do hinduísmo e seus significados

OM Sagrado, símbolo do Hinduísmo.O símbolo mais importante da religião hindu é o Om ou Aum Sagrado, que representa os mantras, estando presente também na religião Budista e Jainista. O Om representa o trimurti, ou seja, as três principais divindades hindus: Brahma, Vishnu e Shiva. Como este símbolo representa um mantra, ele funciona também como uma oração.

Símbolos do budismo e seus significados

Roda da Lei, símbolo Budista.A imagem que simboliza o ensinamento de Buda é a Roda da Lei. É um círculo de oito braços com direções diferentes e cada braço representa as práticas do Nobre Caminho como Compreensão, Pensamento, Fala, Ação, Meio de Vida, Atenção, Sabedoria e Visão. Este símbolo representa também o ciclo de morte e renascimento de todo o ser até que este finalmente se ilumine e liberte completamente.

Símbolos religiosos do xintoísmo

Torri, símbolo do Xantoísmo.O xintoísmo é a religião comum no Japão. O símbolo é o Torii que é formado por duas colunas cruzadas e duas vigas e que representa a separação do terreno dos templos xintoístas e do mundo exterior, apontando o caminho sagrado. O símbolo não é usado somente em rituais religiosos como também é espalhado em diversos pontos importantes do Japão, representando a divisão do mundo físico e do mundo divino.

Cada religião e crença possuem seus respectivos símbolos que são de muita importância a elas, então se você é adepto a uma dessas religiões não pode deixar de compartilhar suas histórias e significados, respeitando o próximo e sabendo que independente de crenças e religiões, o que vale é a semente do bem que cada uma deixa em seu coração.

Veja mais sobre símbolos religiosos e seus significados neste vídeo do Canal do Portal ZUN no YouTube:

https://youtube.com/devicesupport

Saiba mais sobre símbolos e significados

4 votes



Thaís
23/08/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    juliana - 02/07/2013

    e legal essas girias

    herbert rodrigues - 11/06/2013

    isso me ajudou no trabalho valeu pow

    maria atila... - 09/05/2013

    isso me ajudou muito... adoreii essa pesquisa.. é muito massa.... mano morô??????????