Sintomas da crise de ansiedade

Considerada um mal do século, as doenças psicológicas aumentam sua prevalência na sociedade. Conheça os sintomas da crise de ansiedade.

Sintomas da crise de ansiedade

Devido ao bombardeio de informações e ao alto grau de cobrança pessoal no trabalho, no ambiente familiar e na sociedade em geral, a ansiedade, o estresse e até mesmo a depressão vem se tornando um problema cada vez mais comum entre a sociedade atual. Com uma epidemia cada vez mais crescente, a ansiedade vem atingindo uma parcela significativa da população, devido a uma predisposição psicológica e ao ritmo frenético da vida, causando então a perda da qualidade de vida.

Considerada uma resposta fisiológica do próprio organismo a um evento que está prestes a ocorrer, a ansiedade é uma reação mediada pela adrenalina, hormônio que antecede o estresse. A ansiedade aparece em eventos que fogem da nossa rotina, como, por exemplo, uma festa, uma prova, uma entrevista de emprego e até mesmo uma viagem, até então considerada normal e benéfica para o organismo.

Mas, quando a mesma se torna excessiva e aparece até mesmo na ausência de eventos, a ansiedade se torna patológica, causando então muita preocupação e um estresse intenso e a pessoa acaba ficando tensa e sofrendo por antecipação, causando então uma crise de ansiedade. Para evitar as crises, é preciso conhecer os principais tipos e sintomas e qual a melhor forma de tratamento, confira:

Principais sintomas da crise de ansiedade

Rosto de Ansiedade

Caracterizada por sensações de insegurança, preocupação e medo, a pessoa ansiosa apresenta alguns sintomas comuns, entre eles, a fala rápida demais, o suor frio excessivo, batimento cardíaco acelerado, dores de cabeça frequentes, irritabilidade excessiva, tremores nos membros inferiores e superiores, ondas de calor, boca seca, náuseas, insônia, tensão muscular, dilatação das pupilas e impulsividade.

Além disso, a pessoa ansiosa vive com medo, insegurança, angústia e preocupação excessiva com tudo e com todos, pois sempre tem a sensação de alguma coisa errada está para acontecer ou que tudo dará errado.

Quais os tipos de crise de ansiedade

Fobia social

A ansiedade patológica se instala a partir do momento que a ansiedade começa a se tornar constante e aparece em momentos ou eventos considerados rotineiros e a pessoa começa a sofrer por antecipação, a viver preocupado e a perder o foco. Nesta fase a pessoa apresenta somente a ansiedade.

Mas, a partir do momento que a pessoa começa a apresentar os sintomas comuns da ansiedade de maneira frequente e intensa e com uma manifestação mais dramática, apresenta-se então a crise de pânico, onde a pessoa começa a sentir medo de fazer coisas simples realizadas no dia a dia, como andar de carro, sair de casa, comer, trabalhar, passear com os amigos ou ir à academia.

Mais sobre Sintomas da crise de ansiedade

Causas e tratamentos para crise de ansiedade

Homem fazendo terapia

As causas da crise de ansiedade ou da crise de pânico estão relacionadas com o funcionamento do organismo e com as experiências da vida, pois a maioria das pessoas ansiosas se apresenta assim a maior parte do tempo e não possuem razão principal para isso, sentem-se com medo e inseguros do que está por vir.

Por isso, o tratamento é de extrema importância para devolver o paciente ao convívio social e a prática das atividades diárias. O tratamento depende da gravidade e da frequência das crises de ansiedade, por isso, o mais aconselhado é buscar ajuda profissional de psicólogos e psiquiatras, os quais lhe indicaram terapias como sessões de autoajuda, ou então, o uso de medicamentos para controle da ansiedade.

Segundo os especialistas, o ideal é evitar o aparecimento das crises de ansiedade e procurar ajuda médica o quanto antes, bem como alterar o estilo de vida e optar por situações menos estressantes e exaustivas.

Quer saber mais sobre os sintomas da crise de ansiedade? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Veja mais sobre a ansiedade




Thaís
31/01/14

Mais informações por email.

Comentar sobre Sintomas da crise de ansiedade