Sintomas da tireoide que emagrece

Quando nosso organismo está em desiquilíbrio ele nos manda recados através dos sintomas. Reconheça os sinais do hipertireoidismo.

Auto exame

A tireoide é uma glândula, localizada no pescoço, responsável pelo bom funcionamento do nosso metabolismo. Quando a tireoide está desregulada ela provoca alterações no metabolismo deixando-o mais lento ou mais acelerado. Quando a produção de hormônios está exagerada, acelerando o metabolismo, recebe o nome de hipertireoidismo, que é a tiroide que emagrece.

                       

Isso porque, o emagrecimento é um sintoma muito frequente em pessoas com hipertireoidismo. A disfunção é mais comum em mulheres, entre os 20 aos 40 anos de idade e pode ser desencadeada por diversos fatores, como o excesso de iodo na alimentação ou a inflamação da glândula.

Seu diagnóstico é baseado em exame físico e laboratorial, como o exame de sangue, em que é possível visualizar os altos níveis de hormônios. Como os sinais e sintomas do hipertireoidismo podem variar de pessoa para pessoa é bom estar atento, pois ela pode estar afetando sua qualidade de vida.

Hipertireoidismo o que é

O hipertireoidismo é uma doença autoimune em que o organismo cria anticorpos contra a tireoide, estimulando a glândula a produzir mais hormônios. Dessa forma o metabolismo fica muito acelerado, provocando alguns desconfortos. O emagrecimento que é um dos principais sinais do hipertireoidismo acontece devido a esta aceleração do metabolismo, pois tudo o que ingerimos é rapidamente absorvido e o gasto calórico é bem maior. Normalmente a glândula fica bastante aumentada, sendo muitas vezes visível o problema.

Tireiode o que é

Sinais e sintomas

Como já dissemos, os sintomas da tiroide alterada podem variar de pessoa para pessoa, mas alguns sinais bem visíveis como nervosismo, hiperatividade, irritação, taquicardia e aumento da glândula, são bem frequentes e indicam possíveis alterações na tireoide.

Já os sintomas causados pelo alto nível de hormônio faz com que as pessoas com hipertireoidismo se tornem mais intoleráveis ao calor, assim como também podem acontecer alterações menstruais, tremores, diarreia, alterações na aparência das unhas, dos cabelos e perda de peso.

Sintomas comuns da tireiode

Tratamento

O objetivo principal do tratamento é diminuir o nível de hormônios da tireoide, isso pode ser feito com ajuda de medicamentos, os chamados betabloqueadores, que como nome sugere servem para bloquear os efeitos dos hormônios no corpo. Deste modo a tireoide volta a trabalhar dentro das normalidades e os sintomas são dissipados por completo.

Tratamento adequado para tireiode

Disfunções na tireoide podem ocasionar problemas como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, que se não forem diagnosticados e tratados adequadamente podem desencadear complicações graves em vários órgãos. Então ressaltamos a importância do cuidado com a saúde, através de exames de rotina.

Mas, se você vem notando alguns desses sintomas é fundamental buscar ajuda médica para um diagnóstico mais preciso, mesmo porque os sintomas são bem desagradáveis para se conviver no dia a dia. Busque qualidade de vida e mantenha a saúde em dia!

Saiba mais sobre tireoide

3 votes



Juliana
24/05/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook