Sintomas de pneumonia infantil

A pneumonia infantil pode causar sérios sintomas e efeitos colaterais para toda a vida do pequeno, fique atento e procure um médico.

Consulta ao pediatraA pneumonia é uma doença que afeta os alvéolos e que são responsáveis por absorver oxigênio da atmosfera, eles ficam inflamados e inundados com fluido. A pneumonia pode resultar de irritação química ou física nos pulmões, infecção por bactérias, parasitas, fungos ou vírus, a causa mais comum é provocada por invasão de microorganismo que atingem os pulmões e provoca resposta do sistema imunológico à infecção.

Como acontece

O agente causador instala-se nos pulmões onde se multiplica e provoca a pneumonia que á uma infecção nos alvéolos pulmonares (local onde se faz as trocas gasosas), os agentes infecciosos predominantes são as bactérias, na pneumonia os alvéolos ficam cheios de líquidos, muco ou pus que impedem ou dificultam as trocas de oxigênio, a sua concentração no sangue fica mais baixa provocando confusão mental e falta de ar.

                       

Sintomas

Os sintomas associados são: dor no peito, febre, tosse e dificuldade de respirar, a tosse produz catarro amarelo ou esverdeado. A dor no peito ocorre quando a respiração é profunda e a febre pode vir acompanhada de tremores, as crianças pequenas podem ter perda de apetite, sonolência, náusea, vômito e dores musculares, é muito importante procurar atendimento médico imediato para realizar o diagnóstico e tratamento.

Procure um médico

Lavando as mãosÉ muito importante procurar imediatamente o médico se a criança apresentar esses sintomas, pois a pneumonia é causada través de um microorganismo, ela se fixa no organismo que estiver com baixa resistência, é fundamental evitar locais fechados com aglomeração de pessoas, saiba que a pneumonia ocorre quando a pessoa inala um microorganismo através da respiração e ela também pode aparecer com a proliferação de bactérias que vivem na boca e chega aos pulmões, você deve manter cuidados com a higiene e lavar as mãos constantemente, manter uma dieta saudável e rica em vitaminas que ajudem no fortalecimento do sistema de defesa do organismo.

Nosso pulmão é exposto constantemente a micróbios do ar e da nossa própria flora bacteriana da boca, pois o pulmão possui seu próprio mecanismo de defesa que incluem as células do sistema imune e microscópicos cílios que varrem os agentes invasores para fora das vias respiratórias, o desenvolvimento da pneumonia depende da virulência do invasor e da quantidade de micróbios que conseguem chegar aos pulmões.

0 votes



Thaís
21/06/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    laura victória - 05/02/2013

    adorei as fantasias !!