Sociedade colonial brasileira resumo

A sociedade brasileira no período colonial viveu de duas maneiras. Primeiro se deparam com a agricultura e depois a mineração.

Escravos do Brasil Colonial Durante o período de colonização do Brasil, a população era composta por colonos brancos, índios aculturados, escravos negros e mestiços que ocupavam somente uma estreita faixa litorânea no Nordeste. No período colonial a agricultura era composta pela produção de açúcar, tabaco e algodão.
No século XVIII com o avanço da população para o interior do Brasil e o declínio da produção de açúcar, começou o desenvolvimento da mineração do ouro e do diamante nas regiões das minas localizadas no Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. O período colonial foi marcado principalmente pela Economia Açucareira e a Economia Mineradora, ambas com uma sociedade bem diferente:

Sociedade e Economia Açucareira

Produção de açúcar no Brasil colonial

Neste período a sociedade brasileira se definia no Nordeste açucareiro como uma civilização rural, elitista, escravista e patriarcal. Durante o período de colonização Portugal implantou um sistema produtor de açúcar, o que determinou a colonização portuguesa no Brasil.
Durante esse período o Brasil criou as primeiras formas político administrativas como o Governo Geral e as Capitanias Hereditárias com a escravidão africana. Os engenhos foram instalados no litoral da Bahia e de Pernambuco, mas na segunda metade do século XVI a produção entrou em decadência devido à concorrência da produção açucareira das Antilhas.

Sociedade e Economia Mineradora

Mineração no Brasil Colonial

Neste momento a sociedade se viu em transformações por conta do crescimento populacional, desenvolvimento de outras atividades econômicas como a mineração e, posteriormente à pecuária e a intensificação da vida urbana, sendo bem mais avançada que a sociedade açucareira.
A época mineradora abrangeu o período colonial no século XVIII e neste período a sociedade se voltou exclusivamente para o extrativismo mineral, o que levou ao surgimento de novas cidades nas regiões auríferas, mudando o eixo econômico brasileiro.

De modo geral, as duas principais atividades brasileiras foram importantes para o crescimento populacional e a expansão do território brasileiro.

               



Mais sobre Sociedade colonial brasileira resumo

Confira o vídeo sobre o Brasil Colônia:




Thaís
28/02/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Sociedade colonial brasileira resumo

  1. é legal e gostei já fiz varios trabalhos neste sit

    luan
  2. gostei

    james de sousa
  3. EU FIS UM ISLAIDE COM ESSAS HISTORIAS :)

    RUAN VICTOR
  4. Me ajudou no dever de historia muito legal…:)

    wesley
  5. nossa gostei muito ..ai deu para eu aprende mais um pouco Sociedade Colonial Brasileira…muito massa

    Lara Viera De Souza
  6. affs perdi meu tenpoo akiiiii 

    Renata Brito