Sociedade colonial brasileira resumo

A sociedade brasileira no período colonial viveu de duas maneiras. Primeiro se deparam com a agricultura e depois a mineração.

Escravos do Brasil Colonial Durante o período de colonização do Brasil, a população era composta por colonos brancos, índios aculturados, escravos negros e mestiços que ocupavam somente uma estreita faixa litorânea no Nordeste. No período colonial a agricultura era composta pela produção de açúcar, tabaco e algodão.
No século XVIII com o avanço da população para o interior do Brasil e o declínio da produção de açúcar, começou o desenvolvimento da mineração do ouro e do diamante nas regiões das minas localizadas no Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás. O período colonial foi marcado principalmente pela Economia Açucareira e a Economia Mineradora, ambas com uma sociedade bem diferente:

Sociedade e Economia Açucareira

Produção de açúcar no Brasil colonial

Neste período a sociedade brasileira se definia no Nordeste açucareiro como uma civilização rural, elitista, escravista e patriarcal. Durante o período de colonização Portugal implantou um sistema produtor de açúcar, o que determinou a colonização portuguesa no Brasil.
Durante esse período o Brasil criou as primeiras formas político administrativas como o Governo Geral e as Capitanias Hereditárias com a escravidão africana. Os engenhos foram instalados no litoral da Bahia e de Pernambuco, mas na segunda metade do século XVI a produção entrou em decadência devido à concorrência da produção açucareira das Antilhas.

Sociedade e Economia Mineradora

Mineração no Brasil Colonial

Neste momento a sociedade se viu em transformações por conta do crescimento populacional, desenvolvimento de outras atividades econômicas como a mineração e, posteriormente à pecuária e a intensificação da vida urbana, sendo bem mais avançada que a sociedade açucareira.
A época mineradora abrangeu o período colonial no século XVIII e neste período a sociedade se voltou exclusivamente para o extrativismo mineral, o que levou ao surgimento de novas cidades nas regiões auríferas, mudando o eixo econômico brasileiro.

De modo geral, as duas principais atividades brasileiras foram importantes para o crescimento populacional e a expansão do território brasileiro.

Mais sobre Sociedade colonial brasileira resumo

Confira o vídeo sobre o Brasil Colônia:




Thaís
28/02/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Sociedade colonial brasileira resumo

  1. é legal e gostei já fiz varios trabalhos neste sit

    luan
  2. gostei

    james de sousa
  3. EU FIS UM ISLAIDE COM ESSAS HISTORIAS 🙂

    RUAN VICTOR
  4. Me ajudou no dever de historia muito legal…:)

    wesley
  5. nossa gostei muito ..ai deu para eu aprende mais um pouco Sociedade Colonial Brasileira…muito massa

    Lara Viera De Souza
  6. affs perdi meu tenpoo akiiiii 

    Renata Brito

Destaque

Corpo Perfeito suplementos alimentares

Corpo Perfeito suplementos alimentares

Veja Também

Quais são os grupos alimentares?