Soluço pode ser doença?

O soluço é um sintoma estranho e que incomoda muito. Conheça suas possíveis causas e se pode estar relacionada a alguma doença.

Menino com soluçoO soluço na maioria das vezes não é causado por nenhum tipo de doença propriamente dita e quase que, em todos os casos, nem causa dor. Porém, é algo que incomoda qualquer um que é acometido por ele, principalmente nos casos em que o sintoma demora a ir embora. Ainda não se tem uma definição comprovada das reais causas para esses movimentos do corpo que, diga-se de passagem, são mesmo, estranhos. No entanto, se demora a ir embora e se torna repetitivo, a causa pode vir de uma doença que já está instalada.

Soluço o que é?

Ilustração de traqueia pulmão e diafragmaTodas as pessoas, provavelmente, já sofreram com o soluço. O que se sabe, é que provém do estímulo involuntário de músculos que têm a ver com a respiração, com mais destaque para o diafragma, que é o músculo que faz a divisão entre o tórax e o abdômen e que provoca uma inspiração rápida e curta, que não faz sincronia com o movimento normal da respiração. Os bebês apresentam crises mais frequentes que os adultos de soluço, por conta do sistema nervoso dos pequenos ser ainda imaturo e não agir devidamente sobre o diafragma.

         

Soluço sintomas

Na maior parte das vezes, o soluço causa apenas algum desconforto que não dura mais que alguns minutos.

Soluço causas

Homem com mão na bocaCausas relacionadas a algumas doenças

Em geral para situações em que os soluços duram além do normal ou são recorrentes:

As mais comuns são as que têm a ver com a irritação dos nervos frênico e vago, como a esofagite de refluxo ou refluxo gastresofágico;
Nos processos operatórios e doenças do sistema nervoso central, tais como: traumatismo craniano, na esclerose múltipla e na encefalite.
Também em outros casos, como doenças do tórax – pleurite, aneurisma e tumores e em fatores psicogênicos, como ansiedade e estresse.

Causas dos soluços corriqueiros

Após uma refeição volumosa, bem como, na ingestão de bebidas alcoólicas ou com gás.
Deglutir muito ar.
Mudanças bruscas de temperaturas, como sair de uma sauna e tomar uma ducha gelada.
Dar muitas gargalhadas.

Soluço tratamento

Mulher bebendo águaEm sua forma benigna existem várias saídas caseiras úteis que são usadas no controle das crises de soluço, como por exemplo: prender a respiração por alguns segundos, tomar vários goles de água seguidos, pressionar os joelhos dobrados no peito ou até tomar um susto, entre outras.

Já se o soluço tornar-se persistente, durando horas ou até dias, é prudente o encaminhamento a um atendimento médico, para que seja identificada a real causa, assim como o tratamento adequado, que pode ser por meio de medicamentos e até o bloqueio do nervo frênico.

As manobras caseiras costumam ser bastante eficazes na maioria dos casos de soluço, mas se o sintoma durar mais que 24 horas é fundamental a procura de um médico, que irá diagnosticar a causa de maneira eficaz.

Conheça mais sobre soluços

0 voto



Adeni
15/05/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página