Sono na gravidez como controlar

O cansaço e o sono excessivo são sintomas comuns do início da gravidez, embora não tenha como evitá-los é possível controlar.

Como controlar o sono na gravidezDe todas as transformações físicas e hormonais que a gravidez traz, alguns sintomas são bastante marcantes na vida da gestante, um deles é o sono, tanto que algumas futuras mamães até se preocupam se isso é normal.

Embora os sintomas da gravidez variem de mulher para mulher, o sono excessivo é um dos sintomas mais marcantes do início da gestação, como a gravidez sobrecarrega o corpo é normal sentir-se mais cansada, sem contar as mudanças hormonais e a fabricação da placenta que ocorre nos primeiros meses, tudo isso contribui para a sensação de cansaço. Por ser normal da gravidez, não é possível eliminar o sono, mas saiba o que fazer para controlar o sono na gravidez.

Sono na gravidez é normal?

Para essa dúvida a resposta é sim, é normal grávidas sentirem sono em excesso no início da gestação, afinal seu corpo está passando por transformações hormonais e seu metabolismo funciona mais lentamente, por isso é normal passar o dia todo com sono, a sensação de cansaço ao fim do dia as vezes é tão intensa que você até pode achar que está ficando adoentada.

Sono na gravidez até quando?

Mulher com preguiçaO cansaço e o sono são sentidos intensamente no 1º trimestre da gestação, após esse período ele tende a desaparecer ou diminuir drasticamente. Já no 2º trimestre você sentirá uma disposição que a muito não sentia, sendo esse o momento ideal para cuidar de todos os preparativos que envolvem a chegada do bebê, pois pelo 7º mês seu nível de energia tende a cair novamente e o sono poderá novamente incomodar.

Como diminuir o sono na gravidez

O sono na gravidez é característico dessa fase e não tem como evitá-lo, porém algumas atitudes podem contribuir para ajudar a diminui-lo. A primeira dica é ouvir sempre seu corpo, ao sentir-se cansada, sempre que possível tire uma soneca, durma pelo menos 9 horas por dia, caso trabalhe fora aproveite a hora de almoço para uma sesta de 20 minutos, se não puder dormir, faça uma pequena caminhada após o almoço, que ajudará na digestão e evitará o sono. Dormir muito tarde não faz bem, por isso vá dormir cedo e não faça sestas de várias horas, que tendem a comprometer o sono durante a noite. Desde os primeiros meses procure dormir do lado esquerdo, que além de auxiliar no fluxo sanguíneo de nutrientes para o bebê, ainda ajuda os rins. Não ingira muito líquido à noite, pois com o crescimento do útero a bexiga tende a ficar comprimida o que fará que você vá inúmeras vezes ao banheiro durante a noite. É comum também a grávida sentir muito sono durante o dia e passar as noites em claro, caso isso aconteça explique para todos da sua necessidade de dormir, nem que seja apenas um cochilo. Uma alimentação adequada também contribui para o controle do sono, pois comendo alimentos saudáveis você terá energia necessária.

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No mais é só ter paciência, pois logo você estará no 2º trimestre, período relatado como o melhor de toda gestação e não se esqueça, seu corpo trabalha pesado para gerar um bebê, por isso se precisar dormir, faça, tornando o sono uma prioridade.

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Adeni
31/08/12

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