Suplementos alimentares fazem mal à saúde?

Os suplementos alimentares são indicados para indivíduos que tem uma alimentação inadequada e com déficit de nutrientes no organismo.

Jovem tomando suplementoNa correria do dia a dia, os suplementos alimentares servem como um auxílio para complementar à alimentação por conta da falta de tempo. Entretanto, há no mercado vários tipos de suplementos alimentares com diversas composições e finalidades, entre os principais e mais usados está o suplemento vitamínico.

Complementar a alimentação com suplementos é uma maneira alternativa de fornecer ao organismo os nutrientes essenciais se a alimentação é deficiente em determinados nutrientes. Porém, muitos têm dúvida se o uso de suplementos fazem mal à saúde.

                       

Suplementos fazem mal?

Mulher com colher cheia de cápsulasOs suplementos são vistos como uma maneira alternativa de fornecer ao corpo nutrientes, entretanto, a ingestão dos suplementos vitamínicos de maneira inadequada pode fazer mal a saúde e trazer sérios problemas para os rins.
O problema do excesso dos suplementos está relacionada com o excesso de vitaminas hidrossolúveis, ou seja, se dissolvem na água e são compostas pelas vitaminas do complexo B e a vitamina C. Quando essas vitaminas são ingeridas em excesso, acabam por sobrecarregar os rins, causando efeitos adversos. E as vitaminas lipossolúveis formadas pelas vitaminas A, D, E e K ficam presas nos tecidos adiposos, ao invés de serem secretadas pelo organismo. Por isso, quando as vitaminas estão em excesso no organismo acabam se tornando tóxicas e prejudicando o funcionamento dos rins.

O que fazer?

Para não intoxicar o seu organismo com o excesso de vitaminas, a dica é simples, tenha uma alimentação saudável diariamente, procurando variar entre as cores dos alimentos para conseguir a ingestão de vários tipos de vitaminas. Caso não consiga, procure um nutricionista, o qual fará vários tipos de exames para analisar os seus níveis de vitaminas no organismo e se preciso prescrever a quantidade necessária para suprir a falta de alguma vitamina deficiente em seu organismo e te manter saudável.

Lembre-se que cada suplemento é usado para uma finalidade específica.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
14/03/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook