Tatuagens masculinas e seus significados

Conheça os significados para as tatuagens masculinas de dragão chinês, carpa, fênix, escorpião, entre outras tatuagens para homens.

Homem mostrando tatuagemTécnica Milenar, as tatuagens eram usadas para enfeitar poderosos, identificar tribos, grupos, e esconder imperfeições e suas referências datam de mais de 4 mil anos.

As primeiras referências de tatuagens datam de 2160 a.C e 1994 a.C, tempo em que viveram mulheres egípcias como Amunet que fora encontrada mumificada, com traços semelhantes às tatuagens na região da barriga.

                       

Nas montanhas de Altais, na Sibéria também foram encontrados múmias de mais de 2.400 anos com tatuagens nos ombros. Os desenhos eram semelhantes a animais reais e imaginários.  Em Roma, entre 509 a.C e 27 a.C, os prisioneiros eram tatuados para não serem confundidos com pessoas de classe social abastada.

Os principais desenhos dessas tatuagens eram de animais e deuses mitológicos. Hoje, todo desenho também tem algum significado que varia desde simbologias místicas, concretas, religiosas, pessoais, positivas ou negativas, além de outras traduções.

Aprenda mais sobre algumas tatuagens masculinas e seus significados:

Tatuagens masculinas de Dragão Chinês

Tatuagem de dragão chinês no braço

Ligado à figura do Imperador Chinês, o dragão, que é a 5ª criatura do horóscopo chinês está relacionado à fertilidade e energia masculina. Para a cultura oriental, representa a energia do fogo, que é destruidora, mas permite a transformação.

Na cultura ocidental, essa representação sofre algumas modificações. Para a mitologia de países como a China, o dragão tem o poder de controlar a água dos mares e a chuva, exercendo influência sobre a agricultura. Nas tatuagens, o desenho do dragão chinês está principalmente relacionado à coragem, nobreza, dever e honra.

Tatuagens masculinas de Carpa

Tatuagem  de carpa no peito

Segundo a lenda chinesa, a carpa era um peixe que, na época da desova, atravessava o do Rio Amarelo (Huang HO), que passa por todo o continente Chinês, nadando altos vales com cascatas para chegar à fonte na montanha Jishinha. Na lenda, quando o peixe atingia seu objetivo se transformava em dragão. Nas tatuagens, significa determinação e superação de obstáculos. Quando o desenho aponta para cima significa força para conquistar objetivos e para baixo simboliza que os objetivos foram conquistados. De uma forma geral, nas tatuagens masculinas o significado é relacionado à perseverança e valentia.

Tatuagens masculinas de Fênix

Tatuagem de fênix nas costas

Na mitologia grega, a fênix é o pássaro conhecido pelo poder de ressurreição e pela força – há lendas em que o animal é capaz de carregar elefantes. Quando morria, a fênix entrava em combustão e depois de algum tempo, renascia das próprias cinzas. Em algumas culturas, também é um símbolo da docilidade, pois se alimentava de orvalho e não praticava o mal. Nas tatuagens, para alguns pode simbolizar Cristo. De forma geral, a vida longa da fênix e o seu poder de renascimento conferem às tatuagens o significado de imortalidade e transformação. A Fênix também uma das tatuagens femininas nas costas mais solicitadas nos estúdios.

Tatuagens masculinas de Águia

Tatuagem de águia no ombro

As primeiras referências do uso da águia como símbolo cultural datam das civilizações mesopotâmicas e do antigo Egito. A águia é um pássaro com habilidades para voar de maneira silenciosa e ágil, representando a liberdade ou o espírito livre. Na lenda, a águia era o sol de Deus que representava poder espiritual, considerada o senhor do ar. Era um símbolo adorado por reis, imperadores e guerreiros. Na história moderna, foi incorporada aos símbolos dos Estados Unidos e Alemanha, no contexto histórico imperialista. É um dos desenhos de tatuagens masculinas mais populares entre pilotos e amantes da pilotagem.

Tatuagens masculinas de Escorpião

Tatuagem de escorpião no ombro

As tatuagens de escorpião variam de tribos da África, Sudeste Asiático e Oriente Médio. De forma geral, as lendas em torno do animal referem-se ao seu ferrão como uma forma de proteção, atribuindo esse valor às tattoos. Na mitologia egípcia, a deusa Ísis tinha escorpiões gigantes como guardiões e, ainda hoje, o Egito tem o escorpião como forte amuleto de sua cultura. Na mitologia grega, um escorpião fora enviado para matar Orion (que ressuscitara pelas mãos de Ofiúco) e daí derivam os nomes das constelações. O animal também é citado no livro bíblico Apocalipse e na mitologia budista.

Tatuagens masculinas de Tigre

Tatuagem de tigre nas costas

Nas tatuagens a imagem do tigre simboliza força, poder, invencibilidade, velocidade e ira. Para a cultura asiática – principalmente a coreana – os tigres são representantes da imponência, da percepção aguçada e da inteligência (como acontece como o leão na cultura europeia) e também são considerados amuletos contra o mau olhado. No hinduísmo, a principal referência ao animal é a deusa Shiva, que veste uma pele de tigre e é retratada montando um tigre. Na China, povos do Tibet e de Yunnan perpetuam a lenda dos homens-tigres, acreditando serem descendentes do animal. O tigre e outros animais estão entre as mais populares tatuagens nas costas.

Tatuagens Masculinas Maori

Tatuagem Tiki Maori

Entre as tatuagens tribais, a Maori é uma das mais comuns quando o assunto são as tatuagens masculinas nas pernas. A civilização Maori, segundos os estudos, foi a primeira a ocupar a Nova Zelândia. De acordo com a tradição oral, os antepassados saíram de Gaawiki (na Polinésia tropical) e alcançavam a terra virgem por meio de grandes navios. Para os Maoris, as tatuagens carregam um amplo significado cultural. As tatuagens feitas na cabeça, por exemplo, eram ligadas ao status dentro da tribo: quanto mais nobre, mais coberto era o rosto, mãos e pescoço.

Tatuagem Maori fechando as pernas

Entre os desenhos de Origem Maori destacam-se os Tiki, popularmente conhecidos como máscaras. O Tiki-tohua, é o deus criador das Aves, o Tiki-kapakapa, é progenitor dos peixes e de um pássaro, o Tui, o Tiki-whakaeaea é o deus dos alimentos colhidos da terra e, por fim, o deus dos homens, o Tiki-auaha é um dos mais procurados nos estúdios de tatuagens.

Significados das tatuagens Maori

Tatuagem maori de tartaturga e tubarão

Outro exemplo bastante comum da tatuagens Maori são os círculos em espirais, que representam o ciclo da vida e podem reverenciar os antepassados. Também as pontas de flecha são significativas, e significam proteção e coragem, uma vez que era o símbolo das tribos guerreiras. Tartarugas representam serenidade e resistência (longevidade) e tubarões representam força e determinação. Os Korus, populares brotos de samambaias, representados na posição fetal, significam o início de uma nova vida, a transformação. Já as folhas de samambaia representam o “caminho” a seguir.

Antes de fazer algumas tatuagens, certifique-se que o profissional escolhido atende às exigências sanitárias e tenha consciência do significado do motivo. Em Tatuagens masculinas e seus significados no formato PDF você confere mais sugestões de tattoos! Inspire-se.

Assista ao vídeo do Portal Zun sobre Tatuagens masculinas e seus significados.

https://youtube.com/devicesupport

Leia mais sobre Tatuagens Masculinas

3 votes



Jessica
25/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook