Tecidos do corpo humano e suas funções

Os quatro tipos de tecidos do corpo humano são os conjuntos de células que possuem diversas e imprescindíveis funções no organismo.

tecido muscularDentro do corpo humano existem muitos tipos de células, cada uma realizando determinadas funções dentro dele. Com isso, ocorre um trabalho entre elas, com o intuito que o corpo humano funcione corretamente, cada conjunto especializado com suas funções.

O conjunto de células é chamado de tecido e o corpo humano possui quatro tipos de tecidos, que em conjunto são denominados órgãos, que formam sistemas e finalmente um organismo.

                       

Cada um dos tecidos é formado não só por células, mas também por substâncias intercelulares e que são produzidas por ações das próprias células dentro do organismo do corpo humano. Esses tecidos podem ser classificados em quatro grupos: tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares e nervosos, que possuem funções distintas e imprescindíveis para o perfeito funcionamento do corpo humano.
Tecidos do corpo humano

Tecido epitelial e suas funções

Um dos principais tecidos do organismo, o epitelial possui uma das funções mais importantes no corpo humano: proteção do corpo (pele). Além de proteger a pele, o tecido epitelial possui ainda duas funções distintas: absorver e produzir hormônios ou nutrientes e fazer a percepção de sensações, como o frio ou o calor. Os tecidos epiteliais podem ser classificados em dois tipos: tecido epitelial de revestimento e tecido epitelial glandular. Os tecidos epiteliais glandulares participam na formação de glândulas hormonais, como as que produzem suor e lágrimas. E os tecidos de revestimento protegem a pele externa e os órgãos internos do corpo humano.

tipos de tecido epitelial

Tecido conjuntivo e suas funções

Conhecido como tecido conjuntivo ou tecido conectivo, estes importantes tecidos do corpo humano possuem duas funções importantes no organismo: unir e separar os órgãos do corpo humano, além de nutrir e protegê-los também. Dentro das duas funções principais, unir e separar os órgãos do corpo humano, os tecidos conjuntivos encarregam-se também de transportar nutrientes, armazenar gordura, amortecer impactos e espalhar células de defesa pelo corpo humano.

tecido conjuntivo

Tecido muscular e suas funções

Os tecidos musculares possuem funções muito importantes para o corpo humano, como possibilitar a movimentação do corpo, como o batimento do coração, artérias e os movimentos do esôfago, estômago e intestinos. As células presentes nesses tecidos têm as funções de se alongarem, recebendo-se assim o nome de fibras musculares ou miócitos, constituídas de dos filamentos proteicos que são a actina e a miosina, responsáveis principalmente pela contração e relaxamento dos músculos.

tecido muscular

Tecido nervoso e suas funções

Um dos mais complexos e imprescindíveis tecidos do corpo humano, os tecidos nervosos são responsáveis por coordenar as atividades de múltiplos órgãos do corpo humano, além de apresentar as funções de receber as informações externas do corpo e produzir reações aos estímulos recebidos. Os tecidos nervosos são responsáveis também, pela construção do sistema nervoso e tudo que é controlado por ele. As duas células que compõem este tecido são os neurônios (que possuem funções de receber e responder os estímulos externos) e a células da Glia (responsáveis pela proteção e nutrição dos neurônios).

tecido nervoso

Todos os tecidos existentes no corpo humano possuem funções distintas que em conjunto possibilitam o perfeito funcionamento desta máquina fantástica que é o corpo humano.

Veja algumas curiosidades do corpo humano que incluem os tecidos, células e os órgãos neste vídeo do Canal do Portal Zun no Youtube:

https://youtube.com/devicesupport

Saiba mais sobre funções do corpo humano

7 votes



Ana Maria
08/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook