Técnico em segurança do trabalho

O curso técnico em Segurança do Trabalho poderá lhe ajudar na busca de uma profissão, o campo de atuação é amplo e cresce a cada dia.

Capacete do técnico em segurança do trabalho

Muito se fala sobre o curso técnico em segurança do trabalho, mas será que todos sabem realmente qual a função e onde esse profissional pode trabalhar? Para entendermos melhor vamos primeiramente analisar o que é segurança do trabalho: são conjuntos de medidas adotadas por uma empresa com o objetivo de diminuir os acidentes de trabalho, além de proteger a integridade e capacidade de seu funcionário. Uma das áreas que mais cresce de ano em ano, o técnico em segurança do trabalho é apto para organizar uma empresa através de planos de proteção, mapas de riscos, inspeção, entre outras técnicas, garantindo assim que o local de trabalho tenha qualidade acima de tudo.

                       

Alguns acidentes de trabalho podem acontecer e ninguém está fora dessa margem de risco, por isso, quando esse fato ocorre o funcionário tem prejuízos por comprometer sua saúde chegando às vezes a tornar-se inválido, a família do trabalhador também acaba sofrendo, pois o padrão de vida diminui e os gastos consequentemente aumentam, além da própria empresa ou do empregador que também se prejudica devido a perca da mão-de-obra, ao pagamento de indenizações e o constrangimento que acaba acontecendo.

O que faz esse profissional?

Técnico em segurança do trabalhoInspeciona a empresa, suas instalações e equipamentos, observando cada detalhe e se está dentro das condições corretas de segurança, caso haja irregularidade ele tem o dever de propor mudanças para prevenção de acidentes. Observa cuidadosamente os extintores de incêndio, examinando também as mangueiras que ficam nos postos der combate, inspeciona ainda os hidrantes e todos os equipamentos que se utiliza para combate ao fogo.

Tem o dever de elaborar relatórios apontando as falhas – se houver- da empresa, sugerindo as mudanças cabíveis em cada setor, faz anotações, registra irregularidades, instrui e elabora estatísticas para apresentar ao departamento administrativo da empresa, auxiliando em investigações de acidentes que já ocorrerão e prevenindo outros que poderiam acontecer. O profissional de segurança o trabalho pode atuar em todos os lugares da sociedade que houver trabalhador, sendo assim, as vagas no mercado de trabalho são muitas.

Onde fazer o curso?

Pode ser feito no SENAC, no SENAI, em algumas escolas que possuem convênio com a prefeitura ou secretaria de educação da sua cidade, ou ainda alguns sites de cursos como o “cursos24horas.com.br” e “grupomlg.com.br” que são escolas de negócios online.

Mas informe-se antes sobre o curso e o local onde ele será realizado, para que você se torne um profissional qualificado e com um currículo bem aceito no mercado de trabalho.

1 voto



Lucimari
28/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Manuel Fernando De Almeida Pascoal - 03/05/2013

    chamo-me Manuel, e sonho sempre em ser um grande profissional de segurança do trabalho, e até ja tive varias formações desta area,e pretendo desde ja continuar até conseguir atingir os meus objectivos nesta senda que concerne a segurança do trabalho. na verdade é um grande curso e tém ajudados muito na compreesão desta materia tanto para o empreendedor como o trabalhador.