Teoria de Freud sobre o inconsciente humano

Freud criou a teoria sobre a personalidade humana divididas em Id, ego e superego, revolucionando todo o campo da psicologia.

FreudSigmund Freud nasceu em 1856, na cidade de Freiberg, Morávia e faleceu em Londres em 1939. Foi um médico neurologista criador do paradigma psicanalítico, tinha interesse em estudar as manifestações de desequilíbrio psicológico e foi no convívio com seus pacientes que elaborou seu estudo.

Freud desenvolveu uma teoria sobre a estrutura da personalidade humana e a dinâmica de seu funcionamento, tendo como base o relato de seus pacientes sobre suas fantasias, seus medos, lembranças e sonhos. Segundo ele, nossa personalidade é formada por três paradigmas: id, ego e superego.

                       

Id

Sigmund FreudÉ o lugar em que estão os nossos impulsos, composto por energias, desejos e necessidades denominadas de pulsações. O Id não respeita convenções, não é socializado e busca a satisfação contínua do organismo, é inato, ao contrário das outras partes que se desenvolvem no decorrer da vida. É responsável pelas demandas primitivas e perversas da nossa personalidade.

Ego

Significa “eu”. É ele que mantém o equilíbrio entre o id e o superego, convive segundo regras socialmente aceitas, sofre as pressões do dia a dia, é o setor da personalidade especializado em manter o contato com o ambiente que cerca o indivíduo.

Superego

É o depósito das normas e princípios morais de uma pessoa. Nele ficam as regras e as ordenações da sociedade e da cultura, é o superego que impõe impedimentos ao id. Portanto, é a parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade.

Assim Freud com a sua teoria sobre o inconsciente humano nos mostra que não somos donos da verdade que julgamos ser, não conhecemos profundamente nossas motivações, nossos gostos, amores e ódios. Porque nossas determinações conscientes são influenciadas pelas nossas energias inconscientes reprimidas.

Nenhum voto, seja o primeiro





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Neuza Pereira De almeida - 22/09/2013

    Vou precisar muito dos conhecimentos de vcs...sei que vou aprender muito,estou na área da PSICOLOGIA....