Teoria sobre a origem do Universo

O surgimento do universo, embora explicado pela teoria do Big Bang, será ainda alvo de muitos estudos para uma conclusão definitiva.

Planetas no universoA curiosidade do homem em descobrir como determinadas coisas surgiram, deixam-no à mercê, de muitas ainda não elucidadas. Desde as civilizações mais antigas, o homem olha para o céu e busca saber o que se encontra por trás de tanta imensidão. Atualmente, com todo o respaldo de tecnologia e instrumentação na busca do conhecimento do espaço, o fato que mais intriga o homem é saber como o Universo surgiu. Muitas explicações surgiram a respeito, mas ainda são apenas teorias.

Teoria estacionária

Esta teoria diz que nada muda no Universo, que tudo continua como antes e que o universo sempre foi da forma que hoje se apresenta. Tendo surgido a teoria do Big Bang, esta foi posta de lado, pois não havia nenhuma consistência científica para ser seguida.

                       

Teoria do Big Bang

Explosão no universoSegundo o astrofísico Eswin Hubble, que efetuava estudos no sentido de relacionar a distância que havia entre uma galáxia, com a velocidade com que ela se afastava ou se aproximava de nós, concluiu-se que as galáxias se afastam uma das outras com uma velocidade proporcional à sua distância, a conhecida Lei de Hubble. Isto quer dizer que as galáxias que estão mais perto têm um afastamento mais vagaroso e aquelas mais distantes, um afastamento mais rápido. Na aplicação de tal lei, o universo galáctico aumenta o seu espaço e no futuro será maior ainda, o que pressupõe dizer que no passado foi apenas um conjunto de pequenos pontos de matéria. Esse conjunto de pequenos pontos densos de matéria, num determinado período passou por uma grande explosão, originando assim o universo, explosão esta conhecida como Big Bang. Depois dela o universo foi se expandindo cada vez mais, vindo então, a confirmar-se a Lei de Hubble. Estudos atualizados dão conta que essa explosão teria acontecido há mais ou menos 13,7 bilhões de anos.

Teoria sobre origem dos astros

PlanetaFica-se ainda uma dúvida em relação a origem do Universo, como de uma explosão surgiram então às galáxias? É que, devido à excessiva temperatura existente no momento da explosão, não havia possibilidade da existência de nada mais. Após a explosão, com o passar do tempo à temperatura foi caindo, surgindo dessa forma, outros elementos químicos, a começar pelo hidrogênio. Juntando-se o hidrogênio a outros elementos surgidos, deram formação a outros corpos muito carregados de energia na forma de luz e calor. A partir desse momento surgiram as estrelas e com elas as galáxias.

Lembrando que tudo isso não passa de apenas teorias e, essa intrigante busca do homem pelo universo, deverá ser ainda objeto de muita curiosidade para pesquisas futuras.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro


Adeni
05/06/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook