Teorias sobre a origem do homem

As duas principais teorias sobre a origem da vida humana: o evolucionismo e o criacionismo são perguntas difíceis de responder.

MacacoEvolucionismo X Criacionismo. Pronto: com este duelo resumimos um dos debates que circundam o que talvez seja o mistério infinito da ciência e da religião. Como surgiu a vida humana? Os homens existem a partir de uma intervenção divina? Viemos dos Macacos? Sem querer apontar teorias certas ou erradas, reunimos aqui as algumas das explicações:

Criacionismo

Afirma que Deus teria criado o homem e todas as outras coisas. Uma dessas vertentes religiosas, o Cristianismo, narra essa criação no livro bíblico Gênesis. Anterior ao cristianismo, a mitologia grega também possuía a sua espécie de Teoria Criacionista: Prometeu teria roubado o fogo dos deuses e dado vida a uma porção de barro, surgindo assim, a Humanidade.

                       

Evolucionismo

EvolucionismoSegundo seus estudos, a vida humana seria o resultado de uma série de modificações sofridas por espécies de animais. Tal modificação ocorreu de forma gradualmente lenta, somada às inúmeras alterações no meio ambiente, dando origem a formação de novas raças e de novas espécies. Dentro das evoluções dos mamíferos, mais especificamente dos primatas, surgiu então o homem.

Charles Darwin, autor do livro A Origem das Espécies, é considerado o pai da teoria evolucionista. Segundo Darwvin, o ambiente passa com várias mudanças no decorrer dos anos e aquele que se adaptar melhor a essas alterações sobrevive, passando pelo processo de seleção natural. Assim, surgiram, por exemplo, as girafas que conseguiram sobreviver, graças à facilidade de alcançar alimentos mais difíceis.

A teoria darwiniana é, de fato, a que tem maior aceitação no meio científico e, consequentemente, maior número de difusores.

Nenhum voto, seja o primeiro



Lucimari
21/12/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. esse site ensina muito sobre os seres humanos parabens

    maria paula
    13/02/13 às 9:02