Terceirização vantagens e desvantagens para empresas

Terceirizar um serviço traz problemas como demissões e vantagens como maior possibilidade de foco no negócio da empresa.

Homens conversandoTerceirização é a transferência, para outros, de atividades que são necessárias para uma empresa, mas que não fazem parte de seu principal negócio. A estratégia é muito utilizada por empresas que desejam focar totalmente em seu negócio principal, para isso, contratam terceiros para executar todos os serviços que não sejam essencialmente ligados ao negócio em que atuam.

A técnica surgiu nos Estados Unidos logo após a 2ª Guerra Mundial, quando as indústrias envolvidas na guerra necessitavam se concentrar exclusivamente na produção de armas e passaram então, a delegar várias outras atividades a empresas prestadoras de serviço.

                       

Vantagens

Mulher com carrinho de limpezaAlém da já citada focalização para os negócios essenciais da empresa, delegar atividades a empresas terceirizadas, na grande maioria das vezes, provoca aumento na qualidade da prestação de serviços. Este aprimoramento, quando ocorrido, causa aumento de flexibilidade e qualidade, além de melhorias no preço e no treinamento dos profissionais. Podemos citar um grande escritório que contrata uma empresa de limpeza para cuidar de seu prédio. Os profissionais enviados pela empresa, que por sua vez também só trabalham na área de limpeza, possivelmente oferecerão maior qualidade no serviço prestado. Outra vantagem nas terceirizações é o favorecimento da economia, pois, com este sistema, mais empresas entram no mercado.

Desvantagens

Ilustração de uma demissãoExistem, porém, algumas desvantagens no processo. A maioria dos problemas acontece quando não há cuidados especiais na escolha dos fornecedores. Além disso, a empresa também precisará demitir os funcionários internos que trabalhavam na área terceirizada, e isso sempre implica um risco de não absorção da nova mão de obra. Critérios administrativos também fogem ao controle de uma empresa que terceiriza um serviço e há grande dificuldade de aproveitamento dos funcionários que já haviam sido treinados para a função.

A terceirização, quando bem utilizada, pode ser muito útil. Porém, são necessários vários cuidados.

Assuntos relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro


Amoedo
24/02/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook