Teste de paternidade como é feito?

Se ainda há dúvidas sobre a paternidade, o teste de DNA é o método mais preciso, desde que o consentimento seja de ambos as partes.

Mãos de pai e filhoO teste de paternidade ou de maternidade é um exame feito para estabelecer se determinado indivíduo é pai biológico ou mãe biológica de certo indivíduo. Este teste é realizado através da análise das amostras de DNA dos indivíduos, os quais são decodificados e analisados para ver a semelhança.

O teste de DNA é atualmente o meio mais preciso para a determinação de paternidade, pois é através deles que podemos diferenciar um indivíduo do outro. Cada indivíduo possui um genoma humano, o qual apresenta regiões não codificantes únicos que são responsáveis por apresentar as diferenças de um indivíduo para o outro e, mas há também as regiões herdadas dos pais, sendo 50% do pai e 50% da mãe e nestas regiões é que o exame de DNA irá identificar a semelhança entre eles.

                       

Como é feito?Mulher com amostras de sangue

Os testes são feitos através da análise de DNA de amostras de sangue dos dois indivíduos, porém, pode ser feita de outras amostras como da saliva e até mesmo de um fio de cabelo, em que irão ser comparados os genes dos DNA e o grau de semelhança que para certificar a paternidade do indivíduo o mesmo deve ser total, ou seja, todos os genes devem coincidir com 99,99% de semelhança.

Quais as vantagens do DNA?Pai e filho

Há outros métodos poucos utilizados para analisar a paternidade como, por exemplo, exame de tipagem dos grupos sanguíneos ABO e o exame de tipagem HLA que era usado no passado, entretanto, ambos possuem um baixo poder de exclusão e não conseguem afirmar de maneira absoluta qual indivíduo é o pai biológico, por isso, o DNA é considerado o exame mais exato e preciso atualmente.

Antes quando não tínhamos disponíveis os exames de paternidade por DNA, eram analisados fatores semelhantes como tipo sanguíneo do sistema ABO, cor dos olhos e formato das orelhas de todos os indivíduos envolvidos. Entretanto, não é um exame preciso como o teste de DNA feito em laboratórios de boa procedência.

O teste de paternidade só pode ser feito quando todos os lados envolvidos estão cientes e de acordo com o exame.

Nenhum voto, seja o primeiro


Thaís
20/12/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook