Tigres Asiáticos resumo

Apresentamos e descrevemos um pouco mais a história desse grupo de países, que surpreendeu o mundo com desenvolvimento acima da média.

tigres asiáticos resumoNome comum quando tratamos de grande potências da economia mundial, os conhecidos Tigres Asiáticos são países que formaram um grupo com desenvolvimento a partir dos anos 60 e ênfase nos anos 80. Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong (cidade-país) e Cingapura, iniciadores do grupo, somaram esforços para impulsionar o crescimento econômico, com um agressivo planejamento para a atração de países estrangeiros.

Entrada no capitalismo

TóquioEssas estratégias começaram a ser tomadas a partir da disputa comercial iniciada com o fim das políticas comunistas em muitas nações e a abertura do mercado de antigos países socialistas. A principal tática para a abertura de mercado idealizada pelo grupo foi a aplicação da insenção de impostos em várias áreas e o uso de mão de obra barata no sistema industrial. O Japão, que sempre figurou em grande desenvolvimento e potencial e é considerado por muitos como o primeiro grande Tigre, foi um dos países que facilitou o crescimento do grupo asiático.

                       

Situação atual dos membros

Hong KongO Japão é um dos maiores modelos mundiais de planejamento para crescimento industrial. Historicamente, o crescimento dos Tigres Asiáticos foi sensível em dois momentos. Logo nos anos 60, Coreia do Sul, Taiwan Hong Kong e Cingapura começaram a adoção de um sistema de substituição e importação de bens de consumo não duráveis. Anos mais tarde, a segunda etapa seria para os bens duráveis. Aos poucos, o direcionamento da indústria eletrônica para exportação de produtos baratos foi incorporada às estratégias de crescimento do grupo.

Hoje, a Coreia do Sul com a maior indústria naval do mundo, Hong Kong é o maior exportador de tecidos para vestuário, relógios e rádios, Taiwan tem a maior indústria de bicicletas e, depois do Japão, tem 2ª maior reserva de dólares. Por sua vez, Cingapura possui o 3º maior complexo de refinarias no mundo.

0 votes



Jessica
01/07/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook