Tipos de solo do Brasil e suas características

O Brasil possui uma grande variedade de solo, sendo considerado um dos países com mais variedade agrícola. Conheça os principais tipos.

Solo arado para plantio.O Brasil possui grande variedade de solo, isso faz com que ele seja considerado um dos países com mais variedade agrícola, a fertilidade do solo é muito valorizada por agricultores do mundo inteiro.

Os tipos de solos variam de acordo com cada região do Brasil, pois fatores como o clima, localidade, cultura e muitos outros influenciam o tipo de solo de cada país, estado, cidade, etc.

                       

O solo possui algumas funções predominantes, serve como habitat natural da fauna, protege e garante a qualidade das águas subterrâneas, controla o fluxo dos rios e mares, além de auxiliar no crescimento e disseminação das plantas.

Tipos de solos e características

Arenoso: Um tipo muito poroso, compostos por mais da metade de areia, permeáveis, este solo é encontrado nas praias litorâneas de todo o país, por ser porosa não é recomendada para agricultura.

Solo argilosoSolo argiloso:Este solo possui em maior quantidade a argila, por isso tem aspecto duro e menos poroso, devido a isso é úmido e com grande quantidade de água, por isso acaba encharcado e prejudicando o desenvolvimento das plantas, mas quando drenado é úmido na medida certa, este tipo de solo retém as quantidades ideais de nutrientes garantindo o crescimento das plantas.

Terra roxaTerra roxa: Um dos mais populares no Brasil, de cor avermelhada este solo é muito fértil, as maiores plantações pertencem a este tipo de solo, especialistas afirmam que o resultado desta cor é devido a um derrame vulcânico que ocorreu a milhões de anos que causou a separação da África e da América do Sul. Este solo é rico principalmente em ferro, além de outros nutrientes.

Terra preta: É o mais ideal para agricultura, isso porque este solo possui grandes quantidades de húmus, retém água, sendo muito fértil pela quantidade de nutrientes que possui.

Estes são os principais tipos de solos do Brasil, mas lembrando de que o solo pode variar de acordo com cada região, possuindo mais ou menos nutrientes, ideais ou não para o cultivo.

6 votos


Natalia
03/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. graças a vcs eu consegui fazer o meu trabalho de ciencias =D

    wellington
    05/11/13 às 9:12
  2. Gostaria que vcs me enviassem mais informações sbre solos brasileiros e suas características, pode enviar para o meu imail. Agradeceria muito.

    rosimary pereira
    05/07/13 às 8:09