Tipos de terapia alternativa

Várias terapias podem ser usadas no tratamento às mais diversas doenças e males de nossa saúde. No artigo, alguns exemplos de terapias.

Mulher recebendo massagemPara melhorar a saúde e o bem estar, há na medicina as chamadas terapias alternativas, consideradas de eficiência, pois atuando em associação com os tratamentos médicos, visam melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Vamos conhecer um pouco mais sobre cad uma delas:

Acupuntura

Sessão de acupunturaUma técnica que está ligada às energias existentes no corpo humano que são chamadas de Yin e Yang, sendo baseada na crença de que no corpo humano há muitos canais de energia, responsáveis por manter o equilíbrio no organismo. Quando há a falta ou o excesso o organismo fica desequilibrado, sendo necessário o tratamento da acupuntura nos pontos necessários. É indicada para o alívio das doenças;

                       

Fitoterapia

Plantas medicinais para fitoterapiaÉ o uso das plantas como medicamento, possui aplicações para diversas doenças, entretanto, deve-se ter cuidado com a sua utilização. Já que o uso de maneira inadequada pode ocasionar o efeito inverso. São medicamentos naturais, mas mesmo assim devem ser usados com indicação médica;

Florais de Bach

Florais de BachEles fazem parte de uma terapia que busca a harmonia entre a alma e a personalidade, pois os florais atuam diretamente nas emoções e em distúrbos como a síndrome do pânico, depressão, ansiedade, nervosismo, medos, sinusite e gastrite. Os florais não são considerados fitoterápicos, mas são feitos com plantas, já a fitoterapia usa os princípios químicos. Há cerca de quinze florais no mercado, e que são produzidos no Brasil, por isso, têm a nossa terra, nossa energia e a nossa água;

Reflexoterapia

Sessão de reflexoterapiaA reflexologia possui duas linhas, sendo uma ligada à medicina chinesa que está relacionada com os meridianos, já a outra linha é ligada à fisiologia e a todos os estímulos nervosos do corpo, sendo que é baseada nos pontos dos pés, que têm a capacidade de estimular cada parte do nosso corpo. A reflexologia se aplica também em conjunto com outras terapias alternativas, como por exemplo, a auriculoterapia que tem pontos nas orelhas e a cinesioterapia que atua em problemas de postura e da movimentação do corpo.

Homeopatia

Remédio homeopáticoA homeopatia é usada desde os primórdios da medicina. É feita a partir de substâncias que visam tratar doenças, mas sem agredir o organismo. A homeopatia é utilizada principalmente no tratamento de alergias, processos crônicos digestivos, tumores, lesões graves, infecções, disfunções hormonais femininas, redução dos sintomas da TPM, melhora dos sintomas da menopausa e inflamações no sistema respiratório. Mas, lembre-se que é preciso uma opinião do seu médico.
Felizmente, há um número enorme de opções quando o assunto é terapia alternativa, as quais variam de acordo com os problemas de saúde existentes. A terapia alternativa é chamada também de medicina complementar.

Nenhum voto, seja o primeiro



Thaís
27/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook