Tipos mais comuns de câncer infantil

Mais de 10 mil casos de câncer são registrados em crianças no Brasil, e há alguns tipos da doença mais comuns nessa idade.

menina com lenço na cabeça

Segundo pesquisas do Inca, Instituto Nacional do Câncer, mais de 10 mil casos de câncer são registrados em crianças no Brasil. Dados mostram também que o acometimento da doença abrange mais crianças de 0 a 5 anos, com 200 casos, já na idade dos 5 aos 10 anos a média cai para 100.

A taxa de cura do câncer infantil em nosso país é cerca de 70%, sendo que em alguns tipos da doença esse número pode chegar a índices maiores. Porém, para conseguir a sucesso no tratamento e alcançar a cura é necessário que o diagnóstico seja feito o quanto antes.

No entanto, por alguns sintomas serem confundidos com outros problemas comuns na infância, o câncer muitas vezes não é descoberto logo no início. Por isso, o ideal é o acompanhamento regular com o pediatra.
Por isso, fique atento aos tipos mais comuns de câncer infantil, e fique por dentro dos sinais de alerta de cada um.

Leucemia

Criança com leucemia

A leucemia é o tipo de câncer mais constante entre os pequenos. Acontece devido à alta concentração de células imaturas do sangue na medula óssea. Entre os principais sintomas estão: cansaço excessivo, infecções frequentes, palidez, manchas roxas pelo corpo sem ter aparentemente sofrido traumas, em conjunto com febre periódica e o aumento dos gânglios linfáticos.

O diagnóstico é feito a partir de os sintomas são tidos como suspeitos pelo médico e assim é pedido um hemograma para avaliar as células e também o mielograma, que investiga a medula óssea.
Na maioria das vezes o tratamento se baseia na aplicação da quimioterapia, e há pelo menos 80% chance de cura quando a doença é diagnosticada precocemente.

Retinoblastoma

Retinoblastoma

Retinoblastoma é um tumor nos olhos, que tem origem na retina e mais comum em crianças. Um dos principais sintomas é o conhecido reflexo do olho do gato, que pode ser visto na presença de um ponto de luz artificial, como o do flash de uma câmera, por exemplo. Esse tipo de câncer também pode ter como sintoma o aumento do olho, estrabismo, sangramentos e dificuldade para enxergar.

O diagnóstico é feito a partir de um exame de fundo de olho. Para prevenir o surgimento da doença, o indicado é que toda criança a partir do nascimento faça esse exame de seis em seis meses. Já que esse tipo de câncer ocorra geralmente entre os 6 meses e 2 anos de idade da criança.

Osteossarcoma

Mãe analisando perna de filho

Mais sobre Tipos mais comuns de câncer infantil

Esse é um tipo de tumor maligno ósseo, que na maioria das vezes acomete ossos longos, como tíbia ou fêmur, e tem maior incidência em crianças, especialmente em fase da adolescência, já que os ossos crescem rapidamente e os sintomas podem ser confundidos com a dor nos ossos comum no crescimento.

O diagnóstico é feito a partir de exames como tomografia, ressonância, raio-x, entre outros. Reiterando que o diagnóstico precoce aumenta em até 70% o sucesso do tratamento que é feito através de quimioterapia e cirurgia, raramente radioterapia, e assim a cura.

Tumor de Wilms

Médico consultando criança

Esse é mais um tipo de tumor mais comum na infância que afeta os rins. Apesar de não provocar sintomas na criança, é um tipo que na maioria das vezes é detectado no início, já que o principal indício é a barriga protuberante, embora também possa estar relacionada a outros problemas comuns nessa idade, como verminoses, por isso ao notar qualquer anormalidade o indicado é que consulte um médico para que ele possa dar o diagnóstico correto, que é feito através de ultrassom e biópsia.

A quimioterapia é utilizada no tratamento, e há casos em que é necessária a retirada do rim afetado, já que no geral a doença acomete apenas um deles. O tumor de Wilms é um dos com maior tava de cura, podendo chegar até 95% desde que não haja metástase.

Esses são alguns dos tipos mais comuns de câncer infantil. Sendo indispensável a visita regular ao médico e o mais rápido ao surgimento de algum sintoma pertinente.

Veja o vídeo abaixo de como identificar o câncer infantil:

Mais artigos sobre câncer




Talita
23/02/15

Mais informações por email.

Comentar sobre Tipos mais comuns de câncer infantil

  1. tenho muita pena dessas crianças…..
    desejo a todas as crianças uma boa melhora

    rebeca kruger