Tomografia de crânio para que serve?

A tomografia do crânio é um exame solicitado para analisar possíveis problemas no Sistema Nervoso Central, fotografando camadas do crânio.

Paciente aguardando tomografiaA tomografia de crânio computadorizada é um exame que analisa as imagens das estruturas crânio-encefálicas. Geralmente, a tomografia é confundida com a radiografia de crânio. A tomografia do crânio mostra as imagens em cortes, ou seja, examina determinada região em várias camadas. O procedimento pode ser feito para analisar várias partes do corpo, porém a região onde se faz mais tomografias é a região cranial.

Para que serve a tomografia?

Imagem da tomografia de crânio lateralO exame é pedido por médicos que desejam obter informações mais detalhadas sobre a delicada região do crânio. Mais específico que a radiografia, permite que o médico avalie problemas como acidente vascular cerebral, tumores cerebrais, traumatismo crânio-encefálicos, hemorragias cerebrais, lesões, fraturas cranianas, hidrocefalia e outras doenças cerebrais.

         

Como é feito a tomografia?

O exame é feito sobre uma superfície similar à maca (foto superior). O paciente veste-se com uma roupa específica, sem elementos invasivos e depois é movido para dentro da máquina que capta imagens do crânio, chamada de tomógrafo. Dentro do aparelho fica somente a cabeça ou a parte que se deseja examinar. Uma espécie de “foto” é registrada de cada pedaço da cabeça.

Riscos do exame de tomografia?

Parte superior do cerébro vista pela tomografiaA tomografia do crânio não é indicada para pacientes gestantes por causa da exposição aos raios ultravioletas. Além disso, pessoas com alergia ao contraste devem evitar tal exame para evitar problemas como espirros, coceira, anafilaxia, vômitos e diarreias e as crianças devem ser submetidas a tal exame somente quando necessário.

Caso o paciente possua algum problema de saúde é preciso avisar o médico com antecedência. Se for necessário o uso de meios de contraste ou sedativo é preciso ficar em jejum de 4 a 6 horas antes do exame e tirar todas as joias e metais presentes

Para mais informações sobre a tomografia de crânio assista ao vídeo abaixo:

Tomografia do Crânio )

0 voto



Thaís
31/08/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1.  Algum sabe dize o que significa :
    Ausência de realces anômalos após injeção do meio de contraste ?

    Bjs

    Flavia Ribeiro
    14/08/12 às 14:25