Trabalho em altura na construção civil

O trabalho nas alturas é algo que requer cuidados, treinamento e conhecimento de leis, normas e maneiras para prevenção de acidentes e quedas.

Trabalho em altura exige técnica e habilidadeO trabalho nas alturas é realizado por construtores civis, auxiliares, engenheiros e  profissionais da área em diversos tipos de construções. De modo geral, define-se trabalho em altura aquele que é feito em altura superior a dois metros com o auxílio de andaimes, escadas e plataformas e também trabalhos em escavações e poços. Por exigir conhecimento e experiência para prevenir possíveis acidentes  o trabalho em altura precisa ser feito de acordo com algumas convenções legais. Confira:

Lei

Martelo de juíz tonra obrigatório o cumprimento da LeiA legislação baseia-se na previsibilidade que é a possibilidade de prever um fato com a ajuda dos funcionários, que devem seguir à risca todas as medidas propostas pela equipe de engenheiros para evitar danos de qualquer tipo à saúde e à integridade da empresa.

                       

Norma

Engenheiros e profissionais devem normatizar o trabalho das empresasOs profissionais de engenharia devem aplicar todos os seus conhecimentos para a regulamentação de Normas para a redução e eliminação dos riscos em ambiente de trabalho, além de oferecer treinamentos, EPCs  (Equipamento de Proteção Coletiva) e os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) em boas condições e exigir o so dos mesmos em horário de expediente.

Prevenção

Quedas e outros acidentes devem ser evitadosPara prevenir as quedas em trabalho na altura é preciso conhecer os graus e as medidas preventivas, como por exemplo: Reduzir o tempo de exposição ao risco, trabalhando o tempo máximo possível no solo, impedir a queda a partir da organização do trabalho ,o uso de um guarda-corpo, limitando a queda com redes de proteção e o uso de equipamentos.

Equipamentos de Proteção Coletiva

Equipamentos de proteção coletivaOs equipamentos coletivos que visam prevenir a queda em trabalhos na altura são as redes de proteção, plataforma provisória, andaime suspenso, cadeira suspensa, pranchas antiderrapantes e bandeja de proteção.

Equipamentos de Proteção Individual

Equipamentos de proteção individualOs equipamentos individuais obrigatórios são capacete de segurança, botina com biqueira de aço, porta ferramentas, trava-quedas, guarda-corpo, cabo de aço, óculos de segurança, dispositivo absorvedor de energia e elevador pessoal.

1 voto


Thaís
19/08/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook