Trabalho em altura na construção civil

O trabalho nas alturas é algo que requer cuidados, treinamento e conhecimento de leis, normas e maneiras para prevenção de acidentes e quedas.

Trabalho em altura exige técnica e habilidadeO trabalho nas alturas é realizado por construtores civis, auxiliares, engenheiros e  profissionais da área em diversos tipos de construções. De modo geral, define-se trabalho em altura aquele que é feito em altura superior a dois metros com o auxílio de andaimes, escadas e plataformas e também trabalhos em escavações e poços. Por exigir conhecimento e experiência para prevenir possíveis acidentes  o trabalho em altura precisa ser feito de acordo com algumas convenções legais. Confira:

Lei

Martelo de juíz tonra obrigatório o cumprimento da LeiA legislação baseia-se na previsibilidade que é a possibilidade de prever um fato com a ajuda dos funcionários, que devem seguir à risca todas as medidas propostas pela equipe de engenheiros para evitar danos de qualquer tipo à saúde e à integridade da empresa.

Norma

Engenheiros e profissionais devem normatizar o trabalho das empresasOs profissionais de engenharia devem aplicar todos os seus conhecimentos para a regulamentação de Normas para a redução e eliminação dos riscos em ambiente de trabalho, além de oferecer treinamentos, EPCs  (Equipamento de Proteção Coletiva) e os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) em boas condições e exigir o so dos mesmos em horário de expediente.

Prevenção

Quedas e outros acidentes devem ser evitadosPara prevenir as quedas em trabalho na altura é preciso conhecer os graus e as medidas preventivas, como por exemplo: Reduzir o tempo de exposição ao risco, trabalhando o tempo máximo possível no solo, impedir a queda a partir da organização do trabalho ,o uso de um guarda-corpo, limitando a queda com redes de proteção e o uso de equipamentos.

Equipamentos de Proteção Coletiva

Equipamentos de proteção coletivaOs equipamentos coletivos que visam prevenir a queda em trabalhos na altura são as redes de proteção, plataforma provisória, andaime suspenso, cadeira suspensa, pranchas antiderrapantes e bandeja de proteção.

               



Mais sobre Trabalho em altura na construção civil

Equipamentos de Proteção Individual

Equipamentos de proteção individualOs equipamentos individuais obrigatórios são capacete de segurança, botina com biqueira de aço, porta ferramentas, trava-quedas, guarda-corpo, cabo de aço, óculos de segurança, dispositivo absorvedor de energia e elevador pessoal.




Thaís
19/08/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Trabalho em altura na construção civil