Trabalho feito com coador de café

Confira dicas de trabalhos feitos com coador de café, um utensílio doméstico que pode ser reutilizado e transformado em belos objetos.

Artesanato com filtro de papel usadoMuitas pessoas acreditam que o coador de café é apenas um utensílio doméstico, que possui a função de fazer o tão consumido cafezinho. Pois engana-se quem pensa assim, existem muitos trabalhos artesanais feitos com coador de café usados.

Outro fator bastante positivo do artesanato é que o trabalho além de prazerosos, pode até se tornar uma fonte de renda, e ainda ajudar a preservar o meio ambiente e apoiar a sustentabilidade.

                       

Como preparar o coador de café para artesanato

Existem muitos trabalhos artesanais com coador de café, para todos eles, o primeiro passo é preparar o material, que é o próprio coador.

Depois de preparar o delicioso cafezinho, deixe secar o excesso de umidade do coador de papel dentro do suporte de plástico. Depois de algumas horas, com o pó ainda úmido, despeje o pó em um prato. Leve o coador para secar ao sol com o que ainda sobrou de pó dentro e, depois de completamente seco, abra o filtro rasgando a parte da emenda, pois ela apresenta uma textura diferente que pode estragar o resultado final do trabalho. O próximo passo é limpar o excesso de pó seco, usando um pincel de cerdas firmes. Finalmente depois de limpo é só utilizá-lo no trabalho artesanal escolhido. Entre exemplos de trabalho feito com coador de café estão, flores, luminárias, quadros e vasos, aprenda passo a passo de cada um deles

Trabalho artesanal feito com flor de coador de café

Como fazer flores de coador de caféOs materiais utilizados para esse trabalho são filtros de café usados e já preparados, cola tesoura, palitos de churrasco e fita floral.

Recorte os filtros em formas de pétalas de flores e depois de cortadas, passe-as no fio da tesoura para dar forma, uma a uma. Passe cola na parte inferior da pétala e enrole no palito de churrasco. A primeira pétala deverá ficar bem enroladinha no palito, pois será o miolo da flor. Coloque cola e as demais pétalas, sempre uma folha no vão em que fica a outra. Cole até obter o tamanho desejado da flor, depois é só firmar com a fita floral, enrole em todo o palito. Caso queira flores de outra cor, é só usar corante a base de água, mergulhar o coador de café e esperar secar.

Trabalho artesanal feito com luminária e coador de café

Luminária de papel de coador de caféA dica é otima para quem quer revigorar aquele abajur ou luminária antiga. Quando a luz é acessa o efeito é incrível!

Os materiais são os filtros de café usados, cola branca, água, pincel médio, verniz acrílico, tesoura, potinhos, uma cúpula de abajur e tintas para tingimento das cores cáqui e amarelo.

O primeiro passo é dissolver em água quente metade da tinta cáqui e metade da tinta amarela, mexer bem e reservar.

O segundo passo é mergulhar o filtro lavado na mistura de tinta cáqui e a outra metade da mistura de tinta amarela. Deixe alguns minutos e retire todo o pó. Separe os filtros coloridos, e rasgue os papéis em tamanhos variados.

Depois dilua cola branca em água e passe uma camada de cola na cúpula utilizando o pincel. Cole um pedaço de papel passando cola sobre ele e ajustando-o com as mãos, para que não fique enrugado ou com dobras. O último passo é deixar cerca de 1 cmde papel para fora das bordas para que ele possa ser dobrado. Repita o processo até cobrir toda a cúpula. Finalize com uma demão de verniz e deixe secar.

Trabalho artesanal feito com vaso de coador de café

Vaso de caixa de leite coberto com coador de caféOs materiais utilizados para esse trabalho são os coadores de café, tesoura, 1 escova de dente velha, 4 caixas de leite vazias1 pedaço de cartolina para o molde, cola branca, fita crepe branca, 1 pedaço de papelão duro, régua, caneta, 1 pincel, papel de revista ou jornal picado.

O primeiro passo para esse trabalho é preparar os coadores de café (como ensinado anteriormente), depois pegue as caixas de leite e amasse pela lateral maior até que fiquem planas. Corte a parte de cima e a de baixo. Faça isso também em um dos lados da caixa e abra-as. Coloque o molde sobre cada embalagem e recorte, de modo que fiquem iguais, fazendo o contorno sobre todo o desenho.

Depois pegue duas caixas e as dobre ao meio, fixe os pedaços de fita crepe horizontalmente com cola de modo que fiquem bem próximas. Abra as laterais utilizando as mãos e passe cola no papel picado para fixar na peça. Rasgue o coador em pedaços desiguais, cole no vaso, deixe secar e está pronto esse belo trabalho.

No site Mexido de Ideias você confere o passo a passo de outros artesanatos e trabalho feito com coador de café. Mãos à obra!

Saiba mais sobre trabalho com coador

Nenhum voto, seja o primeiro




Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. adorei a criatividade tudo de muito bom gosto,mas gostaria de ver esse trabalho na parede.obrigada.

    waltizia silva melo catulio
    19/03/13 às 19:29