Trabalho feito com garrafa pet

Confira algumas dicas de trabalho feito com garrafa pet, alternativa sustentável que também pode contribuir com a renda familiar.

Bandeira do Brasil feito com garrafas petAtualmente a sustentabilidade em nosso país é assunto para muitas discussões, pesquisadores afirmam que são necessárias medidas eficazes para a redução da matéria-prima natural. O Brasil está entre os países do mundo que mais recicla garrafas pet, mais de 50% desse material é reciclado todos os anos, perdendo somente para o Japão que fica no topo da lista dos países que mais reutilizam as garrafas pet. Porém, mesmo diante desses resultados positivos, a reutilização de garrafas pets em nosso país ainda é considerada pequena. Preocupados com essa questão e com o meio ambiente, escolas estão incentivando seus alunos com trabalhos feitos com materiais recicláveis, um exemplo são os feitos com garrafas pet.

Esse projeto tem como objetivo conscientizar os alunos, além de ser uma proposta de comercialização desses trabalhos e assim contribuir para renda familiar.
Se você quer boas dicas de trabalhos feitos com garrafa pet para projetos escolares, confira aqui no Portal Zun.

                       

 Trabalho escolar feito com garrafa pet

Crianças fazendo trabalhos com garrafas petTrabalhos escolares com materiais recicláveis possuem inúmeras vantagens, entre elas está à economia financeira, já que a matéria-prima para esses trabalhos são produtos reutilizáveis, conscientização dos alunos com a sustentabilidade do planeta e criar uma possibilidade de fonte de renda.

Porta lápis com garrafa pet passo a passo

Um bom exemplo de trabalho escolar feito com garrafa pet, é um porta-lápis sustentável, um trabalho muito prático e com design super bonito. O passo a passo desse trabalho escolar é muito simples, além de ser garantia de diversão para a criançada e ainda estimular a criatividade deles.

Materiais necessários

Três garrafas pet de dois litros (verde), duas garrafas pet de dois litros (branca),régua, canetinha, tesoura, Barra redonda para perfuração com 2,5 cm de diâmetro, Chapa de metal com espessura de 1 cm, de 17 x 17 cm.

Com o material reunido, o primeiro passo é lavar bem as garrafas para retirar qualquer vestígio de resíduo ou rótulo que pode prejudicar o seu trabalho. Em seguida, em uma das garrafas pet verdes com a canetinha faça uma marcação de 10 centímetros de comprimento a partir do gargalo, o fundo também leva uma marcação que deverá ser acima da parte inferior da garrafa pet. Agora, corte a garrafa na marcação que foi feita no passo anterior. O próximo passo é fazer o acabamento do corte da garrafa pet, para isso, use a chapa de metal aquecida no fogão, a temperatura deve ser bem alta e as garrafas pet bem secas para que o resultado do seu trabalho fique perfeito. As peças devem ser pressionadas sobre o a chapa quente e giradas aos poucos até que o acabamento desejado seja alcançado, o acabamento total é concluído quando a borda inteira está voltada para dentro, em cerca de 0,5 cm. Feito o acabamento total, o bico da garrafa pet deve ser marcado, com a canetinha, dividindo-o em quatro partes. A barra de perfuração será usada para fazer um furo no centro de cada linha marcada, os furos também podem ser feitos com tesoura comum. Em seguida, retire os gargalos das garrafas restantes e utilize novamente a técnica da chapa de metal quente para dar acabamento. Finalmente, para montar o porta-lápis, os gargalos devem ser colocados no bico pela parte de baixo e os lacres pela parte de cima. Agora é só encaixar o bico no fundo para finalizar a peça e pronto.

Porta caneta de garrafa pet

Trabalho feito com garrafa pet fácil

Para se fazer trabalho com garrafa pet fácil não são necessários muitos materiais e podem ser encontrados até mesmo em sua casa. Um exemplo de trabalho feito com garrafa pet fácil e que pode ser um objeto de decoração de ambientes é um vaso de “cristal”.

Os materiais que iremos utilizar são: uma garrafa pet, preferencialmente, transparente e uma tesoura. Comece retirando o rótulo da garrafa pet e com a tesoura, picote a parte superior da garrafa com cortes retos e espaçados por toda a sua volta. Sempre corte os segmentos ao meio e depois corte-os ao meio novamente para obter tiras finas do mesmo tamanho. Então pressione cuidadosamente e dobre todas as tiras para fora, para deixar os picotes no mesmo nível. Pressione a garrafa de cabeça para baixo em uma superfície plana para garantir que fiquem alinhadas. Agora, para dar o acabamento, dobre uma tira por cima da próxima e por baixo das outras duas seguintes. Dobre a próxima tira da mesma maneira, porém dessa vez passe-a por cima de duas tiras e por baixo de uma. Na terceira tira, repita o mesmo procedimento que fez da primeira. Depois continue neste padrão até as últimas três e, então dobre cada uma sobre a outra, até que o acabamento fique completo. Para finalizar seu trabalho com garrafa pet, adicione pedras decorativas, como brita, pedra rolada ou cascalho. Quando você adiciona as pedras, permite que a luz brilhe através de seu vaso, assim ele produzirá belas cores.

Passo a passo de vaso feito com garrafa pet

Os trabalhos artesanais são alternativas sustentáveis para contribuir com o nosso planeta, inspire-se!

Saiba mais sobre trabalhos feitos com reciclagem e garrafa pet

Nenhum voto, seja o primeiro



Maria Carolina
26/11/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Bianca - 02/06/2013

    Gostei de tudo, apesar que não achei o que queria. Porque eu estou pesquisando para um trabalho escolar, mas mesmo assim adorei. Principalmente o vaso cristal.