Trabalho feito com reciclagem

Confira dicas de trabalhos feitos com reciclagem, que contribuem na renda familiar e na sustentabilidade do nosso planeta.

Vasos com material recicladoA reciclagem além ser uma ótima alternativa para o tratamento do lixo urbano e contribuição na  conservação do meio ambiente, já que diminui a extração de recursos naturais, é também uma fonte de renda para muitas pessoas.

A matéria-prima dos lixos pode ser reaproveitada e assim utilizada na fabricação de novos produtos. No Brasil estima-se que 2,8 kg de lixo por habitante/ano seja recuperado, uma quantidade ainda não satisfatória, já que cerca de 920 g/dia é produzida por cada brasileiro.

                       

Esse problema só poderia ser resolvido com trabalhos envolvendo desde os modos de consumo até a separação e descarte do lixo gerado nas cidades.

Não para resolver completamente, mas amenizar esse problema, o lixo poderia ser melhor reaproveitado através do trabalho feito com reciclagem, que além de contribuir com o planeta, ainda seria uma fonte de renda.

Trabalho feito com reciclagem de papel

Atualmente cerca de 50% do papel consumido no Brasil é reciclado. A matéria – prima para a fabricação do papel, a madeira, está quase que escassa, sendo necessária o seu reaproveitamento. Uma boa dica de trabalho feito com reciclagem de papel são os convites, cartões de visitas e papéis de cartas.

Os procedimentos são simples, o primeiro passo é reunir os materiais, que são os próprios papéis a serem reciclados, essência de sua preferência, corante, folhas secas, bacia de plástico, liquidificador, bastidor e tela retangular no tamanho A4.

Como reciclar papelCom o material reunido, o próximo passo é colocar os papéis em uma bacia com água, deixar por três dias, até que dissolvam completamente. Passado os três dias, triture o papel no liquidificador com o corante, em seguida despeje em uma bacia e acrescente a essência e as folhas secas. Encaixe o bastidor na tela, e sem soltar passe-o no fundo da vasilha, deixe escorrer a água e com a ajuda de uma esponja retire todo o excesso. Tire o bastidor e coloque um pano limpo sobre a tela para secar, aperte até a folha ficar totalmente aderente no tecido.

Para finalizar é só pendurar a tela no varal. Depois de seco retire o papel da tela já pronto para ser utilizado.

Trabalho feito com reciclagem de garrafa Pet

Revisteiro de garrafa petO lixo brasileiro contém apenas de 5 a 10% dos plásticos ( derivados do petróleo), que são a matéria- prima utilizada na fabricação das garrafas pets. Uma boa idéia de reutilização das garrafas pets, é a fabricação manual de um revisteiro, muito prático e fácil de fazer.

Comece cortando o gargalo da garrafa com uma tesoura, corte todas as garrafas que for utilizar, sempre da mesma altura. Em seguida é só fazer o acabamento da borda com um ferro de passar roupa quente, mas sem encostá-lo na borda. Fixe o fundo da garrafa sobre uma tábua e pendure na parede.

Essas dicas são maneiras fáceis e econômicas de aumentar a renda mensal, além de contribuir com a sustentabilidade do nosso planeta.

Saiba mais sobre trabalho e reciclagem

Nenhum voto, seja o primeiro



Maria Carolina
10/10/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook