Transgênicos vantagens e desvantagens

É sempre bom conhecermos as principais características positivas e negativas sobre os alimentos transformados geneticamente.

Milho transgênicoNas últimas décadas, a polêmica dos alimentos transgênicos fez parte de todas as discussões em torno do avanço da ciência e das inúmeras pesquisas sobre genética. Para esclarecimentos, o alimento transgênico é aquele modificado em sua estrutura genética (a parte da célula onde estão armazenadas as informações do código da vida do ser vivo) a partir da inserção de novos genes de modo a atribuir ao alimentos características que não lhes são propriamente naturais.

Vantagens

SojaAs vantagens aclamadas pelos defensores da mudança genética proclamam que o transgênico pode receber a função de prevenir, evitar ou reduzir o risco de doenças a partir de alimentos que estimulem o sistema imunológico, ou que contenham substâncias pouco produzidas pelo organismo, como a insulina no caso dos diabéticos.

                       

A produção também é um foco defendido: as plantas poderiam apresentar mais resistência aos ataques de doenças, secas e pragas, por meio de defesas inseridas em seu gene. Assim, estaria reduzido o número de agrotóxicos e produtos nocivos ao meio ambiente e as lavouras seriam mais produtivas e menos vulneráveis.

Desvantagens

BactericidaOs desfavoráveis alegam que as desvantagens são infinitamente superiores às vantagens dos transgênicos. Como argumento, proclamam que o gene inserido não pode ser controlado, já que o organismo modificado e sua infinita estrutura genética podem agir de várias formas rejeitando a transformação, eliminando propriedades e causando alergias.

Na contramão dos argumentos dos defensores, as recombinações genéticas podem acontecer também nos organismos causadores de pragas e doenças e assim, também existe o risco de que apresentem maior resistência, exigindo mais pesticidas e intervenções venenosas durante o cultivo. Daí caminha-se para a contaminação do solo e lençol freático.

A soja transgênica Roundup Ready é uma das comprovações deste caso: modificada apresentou resistência ao herbicida em uma espécie de bola de neve: mais pragas e mais agrotóxicos. Ainda são pertinentes aos contras da produção transgênica os preceitos de ética e respeito às leis da natureza.

1 voto



Jessica
14/06/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Vocês poderiam colocar as polemicas sobre alimentos transgênicos completa para especificar mais * <3

    Rafa Santos ;))
    07/07/13 às 14:24
  2. Adorei meu trabalho agora está completo até de mais. ;))

    Rafa Santos ;))
    07/07/13 às 14:18
  3. bom!
    assim nos aprendemos mais!
    e eu n apoio alimentos trangenicos!

    diego
    19/06/13 às 18:24
  4. Adorei :3

    Duda Barbosa
    13/03/13 às 18:07
  5. apesar das explicações ainda tenho dúvidas, queria saber do ponto de vista médico, convém ou não usar os alimentos transgênicos?

    carlos
    09/05/12 às 17:52