Tratado de Tordesilhas resumo

Dúvidas na aula de História do Brasil? Resumimos de forma simples o Tratado de Tordesilhas, que deu origem ao formato do nosso país.

Mapa do Brasil Tratado de TordesilhasQuando se está no colégio, vemos na matéria de História, alguns fatos sobre o descobrimento, a colonização portuguesa, a formação territorial do Brasil, dentre outros. Um assunto bastante abordado é o Tratado de Tordesilhas, que determinava a porção de terra no chamado Novo Mundo que caberia aos portugueses e a que caberia aos espanhóis. Entretanto, este Tratado não é apenas uma divisão, há muito mais coisas envolvidas.

Descobrimento das Américas

Colombo, o descobridor das AméricasLogo que Colombo chegou às Américas em 1492, o rei de Portugal, D. João II, da Dinastia de Avis, dirigiu-se à Tordesilhas, um povoado no recém-criado Reino da Espanha, a fim de assinar um tratado que regulava a repartição de terras descobertas e por descobrir, que seriam destinadas ao Reino de Portugal, para a colonização. Devido às contestações da corte portuguesa ante as pretensões espanholas, a rainha Isabel determinou que o Tratado fosse elaborado, sendo assinado em 7 de junho de 1494.

                       

Tordesilhas

TordesilhasO Tratado determinava que, contando-se 370 léguas (cerca de 1.770 km) além da ilha de Santo Antão, no arquipélago de Cabo Verde (sob domínio português) uma linha fronteiriça seria traçada, determinando qual porção das terras descobertas pertenceriam a cada reino. As terras a leste do meridiano definido pertenceriam a Portugal, e as terras a oeste, à Espanha. Veja mais detalhes consultando o mapa do Tratado de Tordesilhas.

O território pertencente a Portugal foi dividido em Capitanias Hereditárias, ou seja, cada um desses territórios estaria sob o domínio de um oficial, e este ia passando aos seus descendentes.

As capitanias eram:Capitania do Maranhão (dividida em duas); do Ceará; do Rio Grande; de Itamaracá; de Pernambuco; da Baía de Todos os Santos; de Ilhéus; de Porto Seguro; do Espirito Santo; de São Tomé; de São Vicente (também dividida em duas); de Santo Amaro (que estava entre as duas seções da capitania de São Vicente); e por último, a Capitania de Santana.

Segundo o Tratado, o território brasileiro compreenderia hoje, parte dos estados da região Nordeste, Sudeste e Sul, sendo: parte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, parte de Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e parte de Santa Catarina.

Algum tempo depois, em 1750, outro Tratado ajudou a definir o contorno do nosso país como conhecemos hoje: o Tratado de Madri.

Assuntos Relacionados

1 voto



Amoedo
05/07/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    lucas - 30/11/2013

    porque voce colocour um texto grande em ???

    ana beatriz - 30/09/2013

    adoro aula de historia é D+

    ana beatriz - 13/08/2012

    daorinha mas ñ gosto mtu de historia