Tratamento natural para o colesterol

O colesterol ruim, LDL, está presente em grande parte da população. Conheça alimentos que ajudam no tratamento natural do problema.

mulher dividida entre alimentos saudáveis e não saudáveis

O colesterol ruim, conhecido como LDL, está presente em pessoas com hábitos não muito saudáveis. Normalmente está associado ao excesso de gordura no corpo, mas nem sempre é um problema apenas de pessoas obesas. A má alimentação e a falta de atividade física contribuem para o aparecimento e aumento do LDL. Alimentos ricos em gordura, como frituras e doces, são os piores inimigos para quem quer combater esse colesterol. Algumas fórmulas naturais podem ajudar a tratar o problema de uma forma mais leve e saudável.

Sucos e chás para colesterol alto

Existem alimentos naturais que ajudam na melhora da saúde em diversos aspectos, como no combate e controle do colesterol ruim, lembrando que existe também o colesterol bom para o organismo. Este é chamado de HDL. São substâncias diferentes, ambas presentes em todo ser humano. O equilíbrio entre os dois é sinônimo de um corpo saudável.

Entre os sucos para o controle do colesterol alto estão os de: maçã, cenoura, abacaxi, goiaba, entre outros. A maçã é rica em vitamina C e pectina, ambas ajudam a diminuir a absorção de gordura pelo organismo. A cenoura também possui vitaminas benéficas para diminuir o colesterol ruim.

sucos de frutas

O abacaxi é rico em fibras solúveis, outra substância aliada para combater o problema. A goiaba também entra com vitaminas e fibras. Todas essas frutas podem ser transformadas em sucos e ingeridas diariamente. São sucos saborosos e que trazem inúmeros benefícios para a saúde, sendo um deles a diminuição dos níveis de LDL.

Já para quem gosta de chás, a dica é consumir o chá vermelho, verde e o de berinjela. O chá de berinjela ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim. Ele deve ser ingerido em goles. Esse procedimento ativa as glândulas do sistema digestivo, ajudando o intestino a funcionar melhor. O colesterol é eliminado junto com as fezes.

cha verde

O chá verde também ajuda no combate do colesterol. A erva inibe a absorção de gordura pelo organismo, permitindo assim que ela seja eliminada com mais facilidade pelo corpo. São inúmeros os benefícios do chá verde que vem se tornando cada vez mais popular entre os brasileiros. Ele estimula todos os órgãos, além de ter um efeito calmante.

O chá vermelho, além de reduzir os níveis de LDL, retarda o envelhecimento precoce. A erva desse chá tem baixo teor de taninos e cafeína, substâncias que ajudam no controle do colesterol ruim. Melhora a qualidade do sono e é ótimo para o sistema nervoso.

Os chás devem ser consumidos preferencialmente nos intervalos das refeições, pois ajudam na digestão e têm efeito diurético, diminuindo o inchaço do corpo. Essas bebidas aumentam ainda a defesa do organismo contra vírus e bactérias.

Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol

Uma alimentação balanceada e saudável garante uma melhor qualidade de vida. A prática de exercícios físicos também ajuda a manter o corpo em ordem. Para reduzir o colesterol ruim existem alguns alimentos específico que agem na prevenção e controle do problema.

Entre os alimentos que ajudam a reduzir colesterol estão os peixes ricos em ômega 3, como por exemplo o Salmão. A substância ajuda no controle do LDL e traz muitos outros benefícios para o organismo. A chia também é rica em ômega três e fibras.

Mais sobre Tratamento natural para o colesterol

alimentos que combatem colesterol

A soja e seus derivados aumenta o colesterol bom, ajudando a combater o colesterol ruim. O tomate é uma das frutas mais ricas em licopeno, substância que reduz o colesterol do sangue e ainda previne doenças de próstata.

Frutas cítricas são ricas em vitamina C e fibras, componentes potentes contra o LDL. As sementes oleaginosas, como nozes e castanhas também são indicadas para tratar o colesterol.

Outros alimentos indicados para reduzir o nível de colesterol ruim na corrente sanguínea são: alho, morango e demais frutas vermelhas, cebola, feijão, cevada, abacate, aveia e demais grãos e cereais, entre outros.

Como prevenir o colesterol alto

A prevenção ainda é o melhor "remédio" para o colesterol ruim. A substância presente no organismo pode ser evitada com uma vida mais equilibrada, sem excessos. A alimentação balanceada ajuda na prevenção e também no controle. É normal possuir o LDL no organismo, mas o seu controle é essencial para ter uma vida saudável.

mãe com crianças preparando salada

Alguns alimentos ajudam na produção do colesterol bom, como os alimentos ricos em óleo natural. Exames de sangue devem ser feitos periodicamente para que se identifique as substâncias nocivas à saúde, como o colesterol ruim. A alimentação é a chave para a prevenção e controle da maioria das doenças.

Veja mais sobre o que é o colesterol alto e baixo neste vídeo do Youtube:

Saiba mais sobre colesterol



Mais informações por email.

Comentar sobre Tratamento natural para o colesterol

Destaque

Doença mental esquizofrenia

Doença mental esquizofrenia