Tratamento para cada sono

Dormir é uma necessidade do organismo, porém, há vários distúrbios do sono. Conheça o tratamento para cada distúrbio do sono.

Homem bocejando com mão no olhoConsiderado um estado de vigília, o sono é uma necessidade fisiológica do organismo, onde se mantém em repouso o corpo e a mente, sendo caracterizado pela suspensão temporária das atividades motoras, cerebrais e sensoriais. Trata-se de um estado de extrema importância para a recuperação do corpo, sendo necessário um estágio de vigília que dure de seis a oito horas.

Mas, para que o ciclo do sono seja o mais saudável possível é preciso atingir os diferentes estágios do sono NREM e do REM, os quais duram em média noventa minutos e que ocorrem de quatro a cinco vezes por noite. Entretanto, há algumas pessoas que sofrem com distúrbios do sono, os quais podem estar relacionados com o sono excessivo ou a falta do mesmo. E, para saber mais sobre os diferentes distúrbios do sono e quais as principais formas de tratamento, o Portal ZUN separou algumas informações, confira:

Tratamento do sono excessivo

Homem bocejando

O sono excessivo pode ser causado por diversos fatores que vão desde situações simples como o ato de dormir mal à noite a condições mais graves relacionadas a condições fisiológica alteradas, como, por exemplo, anemia, hipotireoidismo, apneia do sono e depressão, como também o uso de alguns medicamentos ou plantas medicinais que causam o sono excessivo.

Como tratamento recomenda-se primeiramente uma visita médica, o qual irá investigar as possíveis causas e diagnosticar o problema, para posterior realização de um tratamento. Entre os tratamentos destaca-se dicas e indicações para melhora do sono no período noturno ou o uso de medicamentos que ajudam a estimular o organismo durante o dia, assim suas atividades diárias não ficarão comprometidas.

Tratamento do sono profundo

Mulher dormindo em trabalho

O sono profundo é chamado como narcolepsia, classificado como um distúrbio do sono caracterizado por episódios de sono profundo em qualquer horário ou lugar, ou seja, a pessoa “desliga” em qualquer momento. Este sono profundo acontece devido à falta do neurotransmissor hipocretina produzido no hipotálamo, levando a uma sonolência excessiva e preguiça.

Como forma de tratamento se faz uso de medicamentos capazes de estimular o sistema simpático, mantendo assim os narcolépticos acordados e, além disso, faz uso de anfetamina, metilfenidato e modafilina. No caso de pacientes com cataplexia que são os ataques repentinos de fraqueza muscular, alucinações e ataques frequentes de sono profundo faz uso de antidepressivos.

Como método alternativo prescreve-se a prática de exercícios regulares antes de dormir e evitar ou reduzir o uso de alimentos que contém estimulantes como a cafeína e taurina, além de se fazer refeições leves para não causar cansaço.

Mais sobre Tratamento para cada sono

Tratamento do sono polifásico

Mulher na cama olhando para relógio

O sono polifásico, conhecido também como insônia é caracterizado por pequenos períodos de sono que duram de 2 a 3 horas e que muitas vezes não permite com que se chegue ao estágio de sono REM, em que a atividade cerebral entra no estado de vigília e ocorre uma flacidez dos músculos esqueléticos, levando a uma má qualidade de sono e a um cansaço extremo durante o dia.

Depois do diagnóstico de sono polifásico ou insônia se faz um tratamento a base de medicamentos que ajudam a induzir ao sono, mas, nos casos de causas específicas para a insônia é recomendado um tratamento comportamental com psicólogos para mudança dos hábitos, proporcionando assim uma qualidade de sono melhor.

Confira no vídeo abaixo o Programa Matéria de Capa da TV Cultura abordando o tema Distúrbios do Sono, é bastante interessante!




Thaís
27/11/13

Mais informações por email.

Comentar sobre Tratamento para cada sono

  1. NÃO CONHEÇO NADA MELHOR PARA SÊ TER UMA BOA NOITE DE SONO,DO QUE TOMAR UM CHÃ DE ERVA CIDREIRA ANTES DE DORMIR.É UM CHÃ NATURAL,NÃO TEM EFEITOS COLATERAIS OU QUALQUER CONTRA INDICAÇÃO.

    GUILHERME

Destaque

Doença mental esquizofrenia

Doença mental esquizofrenia