Tribos indígenas brasileiras atuais

Um pouco mais sobre a situação em que se encontram as tribos brasileiras e como interagem com a sociedade fora da aldeia.

Índios dançandoEm nosso território ainda somam-se uma grande quantidade de tribos indígenas que fazem parte da história de nosso país. Todos nós sabemos que eles foram os primeiros habitantes daqui e que seus conhecimentos que vêm desde seus principais descendentes ainda são valiosos e fundamentais para o mundo e para a cultura nacional. Para se ter noção da grandiosidade do conhecimento deles, basta lembrar dos cientistas de outros países que vêm para cá, eles pesquisam diretamente com os índios o para que de cada tipo de planta e o que elas podem curar.

Tribos

São cerca de aproximadamente 30 tribos existentes em nossas terras e a maioria delas ficam no norte do mapa, dentre as mais conhecidas temos a Guarani que é a única que habita o estado de São Paulo e continua tentando aumentar sua população com o ganho de territórios da prefeitura. Em Tocantins, quase na divisa com Goiás, temos a tribo Karajá que por muitas vezes já foi estampada em livros escolares. Suas condições atuais são melhores visto que o governo do estado tem dado apoio à tribo.
Índios em instalações modernas.

Integração na sociedade

Os índios deixaram de ser tão fechados para os povos “brancos” e agora já aceitam que haja escolas e até mesmo tecnologias em suas tribos. Um exemplo disso é a intalação de telefones públicos em alguns dos locais para que haja contatos com alguns dos moradores que saem do lugar para trabalhar e melhorar as condições da população.

                       

Já existem projetos para que todas as tribos possam contar com televisores para acompanharem a Copa do Mundo aqui no Brasil, é realmente algo muito avançado para eles já que não tinham nem mesmo a oportunidade de lerem cartas ou reivindicar suas ideias para o governo do país.

Esperamos que, daqui para frente, possamos contar com ainda mais interesse do governo sobre os indígenas, além de fazerem parte de nossa história são importantes para a natureza e para o descobrimento de muitas técnicas que incluem até mesmo cura e tratamento para várias doenças.

1 voto



Andre
19/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. muito enteressante achei o que queria

    eduarada
    06/04/13 às 16:26
  2. Muito interessante!
    Obrigadooo por estar nos ajudando passando seus conhecimentos para nós.
    Beijosssss!!!!!!!!(:

    Natyolli_pe
    29/10/12 às 21:54