Usina Hidrelétrica de Itaipu resumo

A usina hidrelétrica binacional de Itaipu tem papel fundamental na geração e distribuição de energia para o Brasil e Paraguai.

Usina Hidrelétrica Itaipu

A usina hidrelétrica binacional Itaipu é amplamente conhecida no território mundial por ser a maior em fornecimento de energia elétrica renovável para a população. A Usina foi edificada entre os anos de 1975 a 1982, por dois países que auxiliam em sua progressão: o Brasil e o Paraguai.

                       

Encontra-se situada no Rio Paraná que fica na fronteira entre os dois países. O nome Itaipu é de origem guarani e faz menção a uma pequenina ilha que existia no local, antes da construção da usina. Sua extensão é de 1350  km2, é responsável pela geração de 20% da energia elétrica distribuída no Brasil e 90% é utilizada pelos paraguaios.

História

Panorâmica da usina Itaipu.No ano de 1960, deram-se início as negociações entre Brasil e Paraguai para a construção da usina Itaipu. No dia 22 de julho de 1966, os ministros Juracy Magalhães e Sapena Pastor, decidiram assinar a Ata de Iguaçu, que manifestava o proveito de ambos os países para implantação que seria localizada no Rio Paraná.

O acordo foi finalizado no ano de 1973, e assim deu-se início a construção da usina. No dia 5 de maio de 1984, a primeira geradora de energia Itaipu começou a funcionar, e assim foram construídas mais vinte unidades no total ao decorrer dos anos.

Renegociação

Hidrelétrica Itaipu.Os termos colocados no tratado encerram-se no ano de 2023. Porém, os paraguaios anteciparam-se e em julho de 2009, foram feitas renegociações de propostas do tratado. O Brasil então passou a pagar 3 vezes mais a quantidade que pagava ao Paraguai e autorizou que o excesso de força fosse vendido para qualquer outro país,  de escolha dos paraguaios. Desta maneira acabou-se o domínio sobre a eletricidade brasileira.

Muitas pessoas de diversos países visitam a usina que é localizada em Foz do Iguaçu, e que  acabou se destacando como atração turística do país brasileiro.

A entrada é gratuita durante o dia, apenas a noite que há a cobrança de entrada. Mas o preço vale a pena: os apreciadores assistem a um show de luzes ao vivo.

Assuntos Relacionados

3 votos





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Maria Fernanda DA Silva Geloni - 12/03/2014

    nossa olha amei esse resumo ficou do jeito que eu preciso obrigada Raquel Silveira :D

    Nayra - 11/02/2014

    vou tira 10 na nota de ciências :)

    Karine Sthefany - 22/01/2014

    Olá Boa tarde, sou aluna da Escola Padre José Maria do Sacramento da cidade de Nova-Brasilândia MT . Estamos fazendo uma pesquisa de muita importância sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu e precisamos de informações sobre a História e as Desvantagem para fazermos o fechamento concreto de um debate . Se puder nos responder mais rápido possível agradecemos. muito obrigada pela a Atenção.

    Ivan Philippsen - 27/11/2013

    Gente tem uma parte que não faz menor sentido, porque o Brasil recebe 20% da energia e os paraguaios 90%, e ainda o Brasil paga pela energia ao Paraguai?? Pelo que sei foi o Brasil que construiu a usina, o Paraguai não sei se colaborou com um recurso financeiro.

    Gabriel Bonassa - 21/11/2013

    tenho certeza q vou tirar nota máxima no meu trabalho! vlw!! ^_^

    alex - 30/10/2013

    vlw mesmo, tava precisando, tenho uma apresentaçao para amanha, vamos ver como vai ser

    eu - 03/09/2013

    vou tirar 10 no trabalho de geografia vo entraga amanha vlw site

    Rafaela - 26/06/2013

    Nossa adorei ler esta publicação..... Parabéns para quem escreveu kk e obrigada por me ajudar... Agora eu vou apresentar minha pesquisa completa

    Luan Stadler - 21/11/2012

    teho ceteza que tiro 10

    Betania - 17/11/2012

    Eu gostei muito de pesquisar e saber mais da usina hidreletrica de itaipu