Usina Hidrelétrica de Itaipu resumo

A usina hidrelétrica binacional de Itaipu tem papel fundamental na geração e distribuição de energia para o Brasil e Paraguai.

Usina Hidrelétrica Itaipu

A usina hidrelétrica binacional Itaipu é amplamente conhecida no território mundial por ser a maior em fornecimento de energia elétrica renovável para a população. A Usina foi edificada entre os anos de 1975 a 1982, por dois países que auxiliam em sua progressão: o Brasil e o Paraguai.

                       

Encontra-se situada no Rio Paraná que fica na fronteira entre os dois países. O nome Itaipu é de origem guarani e faz menção a uma pequenina ilha que existia no local, antes da construção da usina. Sua extensão é de 1350  km2, é responsável pela geração de 20% da energia elétrica distribuída no Brasil e 90% é utilizada pelos paraguaios.

História

Panorâmica da usina Itaipu.No ano de 1960, deram-se início as negociações entre Brasil e Paraguai para a construção da usina Itaipu. No dia 22 de julho de 1966, os ministros Juracy Magalhães e Sapena Pastor, decidiram assinar a Ata de Iguaçu, que manifestava o proveito de ambos os países para implantação que seria localizada no Rio Paraná.

O acordo foi finalizado no ano de 1973, e assim deu-se início a construção da usina. No dia 5 de maio de 1984, a primeira geradora de energia Itaipu começou a funcionar, e assim foram construídas mais vinte unidades no total ao decorrer dos anos.

Renegociação

Hidrelétrica Itaipu.Os termos colocados no tratado encerram-se no ano de 2023. Porém, os paraguaios anteciparam-se e em julho de 2009, foram feitas renegociações de propostas do tratado. O Brasil então passou a pagar 3 vezes mais a quantidade que pagava ao Paraguai e autorizou que o excesso de força fosse vendido para qualquer outro país,  de escolha dos paraguaios. Desta maneira acabou-se o domínio sobre a eletricidade brasileira.

Muitas pessoas de diversos países visitam a usina que é localizada em Foz do Iguaçu, e que  acabou se destacando como atração turística do país brasileiro.

A entrada é gratuita durante o dia, apenas a noite que há a cobrança de entrada. Mas o preço vale a pena: os apreciadores assistem a um show de luzes ao vivo.

Assuntos Relacionados

3 votes






Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    Uriel - 24/03/2013

    Bem interessante esse assunto e esse resumo de vocês ficou realmente muito bom eu só sugiro que vocês olhem uma segunda vez algumas coisas para corrigir alguns erros bobos,mas parabéns muito bom esse resumo de vocês.