Vacinação infantil calendário

A vacinação na infantil deve ser feita, pois é a maneira de prevenir doenças, leve seu filho a um posto de saúde para que receba as vacinas.


Criança recebendo vacina em gotasO combate à imunização começou no Brasil por volta de 1804 com a introdução da vacina contra a varíola, mas apenas em 1832 é que se tornou obrigatoriedade. O calendário de vacinação infantil nasceu apenas 169 anos depois – em 1973 – com o PNI (programa nacional de imunizações) que tinha como meta integrar as ações imunizadoras realizadas em todo país. Graças às vacinas doenças como poliomielite e varíola foram erradicadas do nosso país, garantindo qualidade de vida.

Ao nascer

Calendário de vacinação infantilA BCG-ID é a vacina que previne contra a tuberculose, sua dose única é dada ao nascer, mas é necessário um reforço quando a criança atingir seis anos podendo ser tomada até os dez anos. Já as vacinas de hepatite previnem a hepatite do tipo B e devem ser tomada em três doses, uma ao nascer, a outra com um mês de vida e a terceira e última dose aos seis meses.

         

A partir de 2 meses

VOP (vacina oral contra pólio) previne a paralisia infantil e a idade adequada para receber a primeira dose é quando o bebê completa dois meses, depois aos quatro meses deve receber a segunda dose e só com um ano e três meses que receberá o reforço. A DTP + Hip (tetravalente) é a que previne contra difteria, tétano, coqueluche, meningite entre outras, e deve ser dada a primeira dose aos dois meses de vida.

9 meses

Zé gotinha com criançasA vacina que previne contra a febre amarela deve ser dada aos nove meses em dose única e com um reforço aos dez anos, a SRC (tríplice viral) previne contra o sarampo, rubéola e caxumba, sendo tomada com um ano de vida e em dose única.

As vacinas obrigatórias são gratuitas e distribuídas em constantes campanhas realizadas pelo Governo Federal, atente-se às datas de vacinação e não se esqueça de levar a criança ao posto de saúde mais próximo ou a uma das campanhas de vacinação que estiver acontecendo em sua cidade, pois a saúde do seu filho está em suas mãos.

0 voto





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook

X
Curta a página