Valores morais e sua importância na sociedade

Valores morais representam um conjunto de regras estabelecidas de convívio e que são de extrema importância na sociedade.

Mãos unidas representando valores na sociedadeValores morais e outros são agregados aos indivíduos sempre ao decorrer de sua vida, desde o nascimento quando os pais ensinam o que é certo e errado e outros ensinamentos concedidos fora do âmbito familiar ao decorrer da existência no social. Esses valores morais aprendidos através do convívio social da coletividade, visto que não vivemos sozinhos e sim um indivíduo depende do outro na sociedade em que vivemos.
E muitas pessoas acreditam que atualmente alguns valores de extrema importância estejam sendo esquecidos, assim como os morais. E, por isso a sociedade esteja meio perdida. Sendo assim com o esquecimento destes valores morais o comportamento humano passa a ficar cada vez pior, especialmente a relação e o modo como às pessoas passam a viver, a agir e a se comportar com seus semelhantes dentro da sociedade. Valores morais são praticamente regras de convívio entre um conjunto de pessoas, e sem o cumprimento delas acaba comprometendo o bem estar de convivência entre as pessoas, e assim esses valores tem uma importância na sociedade muito grande.

Valores morais importantes

• Respeito
• Educação
• Solidariedade
• Ética
• Gentileza
• Bom senso
• Bondade
• Juízo
• Honestidade
• Sinceridade
• Paciência

Placa sobre o a gentilezaA partir do momento em que, todas as pessoas praticam estes valores muitas coisas começam a mudar na sociedade. Quando todos se respeitam assim como se deve ser, tudo muda, ou seja, com respeito, a vida em convívio com outras pessoas se torna melhor. Quando a educação e o respeito são praticados por todos, há menos brigas, menos discussões acontecem, quando todos praticam atos gentis tudo se modifica. Quando uns ajudam aos outros, sem pensar somente em dinheiro e no individualismo a solidariedade acontece no social. Com isso podemos que esses valores morais são de extrema importância para a sociedade.

                       

Como podemos praticar esses valores?

Mãos unidas.Podemos começar não jogando lixo nas ruas, não ultrapassando no sinal vermelho, ajudando um idoso a carregar suas compras, cedendo o lugar no ônibus para uma gestante, não se estressar sem necessidade. Pois todas essas são atitudes que podem modificar tudo. São valores morais de extrema importância para a sociedade.
Comece a praticá-los e perceba que esses valores morais fazem toda diferença e realmente são de extrema importância para a sociedade. Por isso é aconselhável que todos pratiquem em benefício a sociedade e não somente os deixem na teoria.
Concluímos que os valores morais são de extrema importância e necessários para todos, por isso, para que eles não deixem de existir é necessário que pratiquemos, e assim serão passados adiante em nossa sociedade de geração em geração.

Veja mais sobre os valores na sociedade neste vídeo do Youtube:

Há uma crise de valores na sociedade? Yves de la Taille

Saiba mais sobre sociedade e valores morais

4 votes



Mayara
25/08/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook