Vantagens da natação para a saúde

As vantagens da natação para a saúde são inúmeras, praticar esse esporte proporciona ao corpo desenvolvimento físico e mental.

Pessoa em piscina

A natação é uma das atividades físicas mais completas que existe, esse esporte é capaz de movimentar todos os músculos do corpo, aumentando a disposição e trazendo inúmeras vantagens para a saúde. A natação é uma atividade muito antiga e tem sido muito estudada nos dias de hoje na medicina, por possuir vantagens e resultados extraordinários para a saúde do homem, em principal para o sistema cardiovascular.

A natação é indicada para a maioria das pessoas, incluindo os bebês. O ideal a se fazer quando se tem o desejo de praticar o esporte é uma consulta médica com as realizações de alguns exames, em especial a saúde do coração.

Saiba mais sobre as vantagens que a natação traz ao sistema respiratório, ao desenvolvimento e para o emagrecimento:

Vantagens da natação para o sistema respiratório

Por estimular e necessitar de grande esforço com braçadas e pernadas dentro da água, a natação traz grandes vantagens para a saúde do sistema respiratório. A natação estimula e fortalece as paredes torácicas dando mais maleabilidade aos pulmões e através disso o órgão ganha mais capacidade de absorção de oxigênio melhorando o sistema respiratório.

Jovem nadando

A natação é considerada completa e eficaz na cura de problemas respiratórios como bronquite e asma, através do esporte semanal essas doenças são deliberadamente extintas do corpo trazendo mais saúde devido ao grande esforço que o coração e pulmão têm em buscar oxigênio.

Entre outras vantagens da natação para a saúde, estão as melhoras de condicionamento físico a partir da estimulação do sistema respiratório, as atividades diárias além de contribuir para a cura de algumas doenças ligadas ao pulmão também previnem doenças cardiovasculares que é umas das causas principais de morte no mundo.

Vantagens da natação para o desenvolvimento

Segundo pesquisas, a prática de nadar desde criança traz inúmeras vantagens para a saúde, além de formar adultos responsáveis e equilibrados, com mais disciplina e responsabilidade.

Bebê na piscina

Mais sobre Vantagens da natação para a saúde

A natação para bebês, por exemplo, tem sido bastante indicada, pois é nos primeiros anos de vida que a criança passa pelo processo mais intenso de maturação e desenvolvimento, que influenciará o resto de sua vida, e todos esses desenvolvimentos podem ser estimulados através da natação.

As vantagens da prática da natação também propicia a simetria perfeita e saúde de braços e pernas melhorando ainda mais o desenvolvimento motor e físico dos praticantes do esporte.

Vantagens da natação para o emagrecimento

A prática da natação contem vantagens para a saúde da mente e do corpo contribuindo para um desenvolvimento da estrutura óssea e eliminação de gorduras, principalmente na região do abdômen, contribui para a manutenção do peso assim como a queima calórica, pois em aproximadamente uma hora de natação a pessoa perde em média de 500 a 600 calorias, tornando-se mais fácil a perda de peso e a busca de um corpo perfeito.

Manter uma saúde em perfeitas condições é dever de todos, pois só assim adquire-se mais qualidade de vida. A natação contém vantagens inigualáveis em comparação a outros esportes em relação à manutenção da boa forma e saúde, a sua prática é excelente método para ganhar um bom condicionamento físico através das queimas calóricas ocorridas dentro da água, estimulando os músculos a ficarem mais fortes e rígidos.

As vantagens da prática natação já são comprovadas, os benefícios são inúmeros à saúde, prevenindo e tratando doenças, além de definir o corpo o deixando mais belo e com saúde, aumentando assim autoestima.

Confira também no canal Portal Zun no Youtube um vídeo sobre os benefícios da hidroginástica para gestantes.

Continue lendo

Dieta com saúde

Dieta com saúde



Mais informações por email.

Comentar sobre Vantagens da natação para a saúde

  1. boa tarde, é bom saber mais sobre os benefícios da natação, eu tenho 51 anos de idade, tenho bronquite asmática, ,sou obesa, e tenho fibromalgia ,artrose labirintite, e não faço nenhum tipo de tratamento, pois tenho pesquizado, é o preço que tenho achado ,não posso pagar, pois não trabalho fora, e a minha filha so tem 14 anos, Deus abençõe a cada um de vocês, que seje sempre um sucesso na vida de cada um, no trabalho, na vida em casa, na saúde e em tudo .

    maria olivia rodrigues lima lopes

Destaque

Tipos de doenças vasculares

Tipos de doenças vasculares