Vasectomia como é como funciona vantagens e desvantagens

A vasectomia ainda gera muitas dúvidas e medos por falta de informação. Conheça um pouco mais desse método simples e seguro.

Homem com curativo em forma de x na calçaUm dos meios mais eficientes e seguros, a vasectomia deixou de ser um tabu entre os homens e passou a ser mais um dos métodos definitivos mais simples de controle da natalidade.

Hoje a vasectomia pode ser feito pelo SUS, entretando por ser um procedimento muitas vezes irreversível é realizado a do homem que deve ter mais de 25 anos e no mínimo dois filhos vivos e

                       

O que é

A vasectomia consiste numa pequena cirurgia sem necessidade de internação hospitalar, em que o homem se tornará estéril.

Como é feito

Homem em dúvidaO procedimento dura cerca de 20 minutos, feito com anestesia local, em que é retirado um pequeno fragmento de cada um dos canais responsáveis pela passagem dos espermatozoides, depois disso os canais são amarrados de forma a não haver uma possível recanalização, em poucos meses o sêmen não conterá mais espermatozoides, sendo isso comprovado através de exames posteriores. Um dos medos masculinos é se a vasectomia causa impotência, por isso é importante frisar que a vasectomia deixa o homem estéril, mas não impotente e não altera em nada ou seu desempenho sexual, podendo voltar às atividades sexuais normalmente assim que se sentir confortável para isso.

Vantagens

Casal feliz• O paciente não precisa de internação hospitalar
• O procedimento é super rápido e indolor.
• Método seguro para evitar gravidez.
• Pode manter normalmente a rotina de trabalho, embora haja restrições quanto a levantar peso.
• O desempenho sexual não é afetado.

Cuidados

Médico conversando com paciente• Mesmo que pequena a vasectomia é uma cirurgia, por isso necessita de exames pré-operatórios.
• Pode haver um pouco inchaço ao redor do corte, que pode ficar levemente dolorido.
• Os dois primeiros meses após a cirurgia ainda devem ser utilizados outros métodos para evitar a gravidez.
• O método não protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Como vimos este é um procedimento seguro e eficaz, mas é preciso ser analisado e bem aceito pelo homem, procurar a ajuda de um profissional da saúde e esclarecer as dúvidas é um bom começo para os homens interessados. Planejar a família e optar pela vasectomia com certeza é uma atitude de homens bem resolvidos!

Assuntos Relacionados

1 voto



Juliana
06/01/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    jpdp - 10/10/2013

    esse saite é muito legal para se pesquisar kkkkkkkkkkkkk