Vestibular UFRGS como funciona?

A fim de ingressar em uma das maiores universidades federais do país? Confira informações de como funciona o vestibular da UFRGS!

Fundada em 1895, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) foi pioneira na educação superior no Rio Grande do Sul, sendo considerada a instituição de ensino superior gratuito mais antiga do Estado, além de ser a universidade com maior número de cursos, sendo 89 cursos para o nível de graduação, 74 áreas para especialização e pós-graduação, 78 cursos para mestrado acadêmico e 10 no mestrado profissional, além de 75 áreas para doutorado.

A universidade oferece cursos em diferentes áreas, como, por exemplo, nas áreas de ciências agrárias, ciências biológicas, ciências da saúde, ciências exatas e da terra, ciências humanas, ciências sociais aplicadas, engenharias e arquitetura, linguística, letras e artes, comunicação e informação e economia, gestão e negócios. A UFRGS está entre as 10 maiores instituições federais de ensino superior do Brasil e é uma das duas instituições que ainda não aderiram ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Por isso, se você quer se tornar um calouro da UFRGS, confira as informações sobre o vestibular.

Vestibular UFRGS: candidatos por vaga

Com um processo seletivo anual realizado pela Comissão Permanente de Seleção (Coperse) a UFRGS abre as inscrições para o vestibular nos meses de setembro e outubro. As inscrições são feitas no próprio site da universidade, onde também são disponibilizadas as provas e gabaritos anteriores e, após o término das inscrições para o processo seletivo, a comissão disponibiliza a densidade do concurso, ou seja, o número de candidatos por curso.

Para o vestibular de 2014 foram inscritos 42.044 candidatos, sendo que os cursos com maior número de candidatos por curso foi o de medicina com 57,06 por vaga, psicologia no período diurno com 20,45 candidatos por vaga, seguido de psicologia noturno com 18,07 por vaga, fisioterapia com 15 candidatos por vaga, jornalismo com 14,98 por vaga, publicidade e propaganda com 14,78, arquitetura e urbanismo com 14,75 por vaga, medicina veterinária com 13,42 candidatos por vaga, seguido de biomedicina com 12,92, direito noturno com 12,11 por vaga e relações internacionais com 12,02 candidatos por vaga.

Vestibular UFRGS: cotas

O sistema de cotas nas universidades públicas e federais do país tramita no Congresso Nacional desde 2004, mas só foi aprovado em 2012. O sistema prevê a reserva de 25% das vagas para estudantes que se declararem indígenas, negros, pardos, afrodescendentes e 25% para estudantes do ensino médio público.

Cada instituição tem o direito de definir suas próprias regras no sistema, assim, a UFRGS mantém o sistema de cotas, reservando 30% das vagas de cada curso, sendo que os critérios utilizados são: estudantes do sistema público de ensino, renda familiar igual ou menor que um salário mínimo e meio por per capita e candidatos que se autodeclararem preto, pardo, indígena ou afrodescendente.

Mais sobre Vestibular UFRGS como funciona?

Para os candidatos que fizerem inscrição para o vestibular pelo sistema de reserva de vagas devem estar atentos aos documentos exigidos no ato da matrícula para o curso concorrido, pois é necessário comprovar sua modalidade para egresso no ensino superior da UFRGS.

Vestibular UFRGS: cursos

Com mais de 80 cursos oferecidos para o nível de graduação, a UFRGS é a melhor universidade brasileira pela avaliação do MEC, pois a instituição obteve no Índice Geral de Cursos nota 4,28, o mais alto entre todas as universidades brasileiras, já que o máximo no indicador de qualidade de ensino superior é 5.

Com cursos em diferentes áreas de ensino, cerca de cinco cursos de graduação da UFGRS estão classificados como os melhores do país, entre eles, o curso de artes visuais, engenharia elétrica, letras, matemática e música, em segundo lugar os cursos de engenharia de produção, engenharia da computação e ciências da computação, já em terceiro lugar está engenharia de alimentos e em quarto lugar os cursos de engenharia ambiental, metalúrgica, materiais e química.

E, além desses, os cursos de maior destaque na universidade são arquitetura e urbanismo, direito, engenharia civil, engenharia mecânica, medicina e medicina veterinária.

Assista ao vídeo e veja algumas dicas de redação para vestibular.




Thaís
20/12/13

Mais informações por email.

Comentar sobre Vestibular UFRGS como funciona?

Destaque

Guia de viagens para Miami

Guia de viagens para Miami