Viagem ou viajem qual a diferença

Saiba quando devemos escrever viagem com G ou viajem com J e entenda a principal diferença existente entre as duas palavras.

Viagem ou viajem qual a diferençaSaber exatamente como são escritas as palavras é fundamental para uma escrita correta. Como nossa língua portuguesa é muito rica, é comum algumas pessoas se confundirem na hora de escrever certos termos, é o que acontece com as palavras parônimas viagem e viajem, embora a pronúncia e a grafia sejam muito parecidas à utilização dos termos diversifica de acordo com o sentido emprego, vejamos:

Viagem

Escrevemos viagem com G, quando expressamos um substantivo, a palavra não admite flexão e geralmente vem antecedida por artigos ou pronomes, por exemplo:

                       

• “A viagem estava espetacular e inesquecível a todos”.
• “Vamos iniciar a viagem com um pouco de música”.
• “Aquela viagem não foi muito boa, o lugar era muito barulhento”.

Viajem

Escrevemos viajem com J quando conjugamos o verbo viajar e sempre haverá um sujeito acompanhando a palavra, determinando a ação, por exemplo:

• “Que todos os turistas viajem tranquilamente ao Brasil”.
• “Espero que eles viajem tranquilamente”.
• “Viajem seguros pelas companhias aéreas!”

Percebeu como todas as dúvidas da língua portuguesa podem ser esclarecidas e solucionadas e que não são tão difíceis quanto parecem? Para não esquecer ou errar mais, lembre-se que escrevemos viagem com G quando nos referimos a um substantivo e com J para conjugações verbais. Esteja atento aos estudos e sempre que possível procure sanar suas dúvidas diretamente com um professor, adquira o hábito da leitura que nos possibilita vários conhecimentos, inclusive na escrita correta das palavras.

1 voto


Mayara
30/08/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Muito bom, Deus abençoe muito bem explicado, fui á vários sites e só aqui tive uma boa explicação, e um claro entendimento, muito obrigada!

    Emily
    22/04/13 às 21:38
  2. Muito bem essa explicação , agora sei qual a diferença de viagem e viajem , gostei .

    Lindalva dos santos
    17/04/13 às 16:36