Voleibol história regras e fundamentos

Conheça um pouco mais da história do vôlei. Confira também quais são as regras e fundamentos desse desporto mundialmente conhecido.

Rede e bola de voleibol

O voleibol, também chamado de vôlei, é um esporte que, além de mexer com o físico dos atletas, faz com que eles exercitem seu raciocínio lógico para deduzirem o ataque de seu adversário.

                       

Seu objetivo é passar a bola sobre a rede, fazendo com que ela toque o chão dentro das linhas que limitam a quadra de seu oponente e, ao mesmo tempo, tentar evitar com que eles façam o mesmo. É um esporte olímpico com várias regras e fundamentos, autorizado desde 1964 pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Esse esporte é muito aclamado no Brasil, pois as seleções masculinas e femininas estão entre as melhores do mundo. Atualmente, vem sendo muito praticado em escolas que ensinam sua história, regras e fundamentos, o que nos mostra a notoriedade do voleibol no Brasil.

História do Voleibol

O criador do esporte foi o americano William George Morgan, membro da ACM, que em 1895 pensou em fazer um jogo com o qual, além dos jovens, pessoas mais velhas pudessem se divertir, mas cujo contato físico fosse o mínimo possível para evitar lesões. A primeira bola utilizada para o jogo foi a câmara de ar de uma bola de basquete.

Após fazer uma conferência com professores da ACM, um deles chamou a atenção de Morgan para a curvatura que a bola fazia ao ser lançada por cima da rede sem tocar o chão e sugeriu que o nome do esporte fosse trocado por Volleyball, antes chamado de Mintonette. O Canadá foi o primeiro país estrangeiro a adotar o voleibol.

jogo de voleibol antigo

Regras básicas do Voleibol

As regras de voleibol são muito simples: são 12 jogadores divididos entre seis titulares e seis reservas, e as equipes são separadas em dois lados da quadra por uma rede. Os jogadores têm que lançar a bola para o lado adversário e fazer com que ela vá ao o chão com apenas três toques, um de cada jogador.

O toque na rede é permitido apenas se o gesto não interferir no andamento do jogo e é proibido o toque na borda superior, que pode ocasionar ponto para o adversário. Também é permitido defender com os pés. A partida deve durar até 25 pontos, podendo conter até cinco sets, onde um time deve vencer 3 sets.

Quadra de vôlei

Fundamentos básicos do Voleibol

Para começar a jogar voleibol é necessário ver alguns fundamentos desse esporte, como os saques, que são usados no início de cada jogada, a manchete, que utiliza os braços juntos, e as pernas separadas na linha de seu ombro para que a bola não toque o chão.

No bloqueio, os atacantes têm que defender a linha da rede para que a bola não passe para o campo, já o levantamento serve para empurrar a bola acima da cabeça fazendo com que o atacante a corte para o outro lado.

O corte é um golpe feito no ar com muita rapidez para que a bola acerte o solo adversário. Com o passar do tempo, foi inventado também o voleibol de praia, com novas regras e fundamentos básicos.

Após ver os fundamentos, regras e história do voleibol, você não pode deixar de jogar uma partida deste divertido jogo que é o voleibol.

Confira o vídeo Voleibol História Regras e Fundamentos do canal Portal Zun no Youtube:

https://youtube.com/devicesupport

Saiba mais sobre voleibol

19 votes



Ariane
16/09/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    pedro - 12/12/2013

    eu sou clente e gostei desse sait

    consuela martiins da silva - 11/11/2013

    adoro musica gospel e tambem mim ajudou no meu trabalho de arte

    consuela martins da silva - 11/11/2013

    adoro musica gospel principalmemte thalles

    cindy - 04/10/2013

    eu adorei muito mim ajudou muito no meu trabalho de artes muito obrigada

    naria santos - 25/09/2013

    muito bommmmmmmmmmmmmmm

    giovana - 14/09/2013

    gostei muito da historia, apesar de ja conhecer bastante da historia do gospel eu gostei muiiiiiiitttoooooooooo

    alice de jesus machado - 19/06/2013

    a musica gospel e pra mim muito boa pq dependendo de alguns hinos nos lrelembra de lembranças tristes mais que vale a pena ouvir e lembrar sempre pq DEUS esta conosco hoje amanha e sempre

    Matheus Falquetto - 16/04/2013

    e gostei muito dessa historia pq nos leva para aprender mais sobre esse ritimo q e a musica gospel...

    Geraldo Domingos - 02/04/2013

    Gostei muito desta história ok

    decocn ncdoj - 20/02/2013

    muito bom