Vozes do verbo ativa passiva reflexiva

Na gramática encontramos a classe dos verbos que enquadram as vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva, conheçam suas diferenças.

Professora segurando cadernosNa área gramatical da língua portuguesa, encontramos uma classe a qual é chamada de verbo, que especifica ações realizadas, e que dentre as outras existentes, é a que mais carrega consigo flexões, sendo elas de tempo, modo, pessoa, número e voz.
Destacando-se as vozes do verbo, é necessário saber que elas estão diretamente relacionadas ao modo como é apresentada na ação, determinada pelo verbo em relação ao sujeito.

Voz ativa

O sujeito é quem pratica ou participa da ação, ou seja, é o agente da ação verbal. Exemplo: João leu o jornal – João é o sujeito agente, aquele que praticou a ação de ler, e leu o jornal é o verbo na voz ativa.

                       

Voz passiva

Professora com alunos na sala de aula.Nesta, a situação é contrária da voz ativa, ou seja, o sujeito recebe a ação expressa através do verbo, portanto, torna-se paciente. Exemplo: O jornal foi lido por João – o jornal é sujeito paciente, e foi lido por João é o verbo na voz passiva.
A voz passiva pode ser dividida em: sintética ou pronominal e analítica.

Voz passiva sintética ou pronominal

A composição da frase é de verbo transitivo direto em 3° pessoa + se + sujeito paciente. Exemplo: Alugam-se casas. – alugam-se é voz passiva sintética, e casas – sujeito paciente.

Voz passiva analítica

Professora ensinando aluno.Formada pelos verbos auxiliares ser e estar + particípio do verbo transitivo + agente da passiva. Exemplo: Jogos solidários foram realizados – jogos solidários equivale ao sujeito paciente, e foram realizados é voz passiva analítica.

Voz passiva reflexiva

A ação verbal é praticada e recebida pelo sujeito, ou seja, o sujeito é agente e paciente ao mesmo tempo. Exemplo: O garoto machucou-se – o garoto – sujeito agente, e machucou-se é verbo na voz reflexiva.

Voz reflexiva recíproco

Sujeito composto e verbo, existe indicação de que um elemento do sujeito realiza ação sobre o outro mutuamente. Exemplo: Aline e João se casaram. – sujeito composto, praticando a mesma ação.

Essas são as flexões de vozes do verbo existentes em nossa língua portuguesa.

Assuntos Relacionados

Nenhum voto, seja o primeiro





Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. foi muito legal porque eu aprendi coisa q eu não sabia

    rafael
    20/11/12 às 10:12
  2. foi muito bom eu ja apredir todas as voses brigado

    rrrrrrkkkk
    07/08/12 às 10:33