Vozes do verbo ativa passiva reflexiva

Na gramática encontramos a classe dos verbos que enquadram as vozes verbais: ativa, passiva e reflexiva, conheçam suas diferenças.

Professora segurando cadernosNa área gramatical da língua portuguesa, encontramos uma classe a qual é chamada de verbo, que especifica ações realizadas, e que dentre as outras existentes, é a que mais carrega consigo flexões, sendo elas de tempo, modo, pessoa, número e voz.
Destacando-se as vozes do verbo, é necessário saber que elas estão diretamente relacionadas ao modo como é apresentada na ação, determinada pelo verbo em relação ao sujeito.

Voz ativa

O sujeito é quem pratica ou participa da ação, ou seja, é o agente da ação verbal. Exemplo: João leu o jornal – João é o sujeito agente, aquele que praticou a ação de ler, e leu o jornal é o verbo na voz ativa.

Voz passiva

Professora com alunos na sala de aula.Nesta, a situação é contrária da voz ativa, ou seja, o sujeito recebe a ação expressa através do verbo, portanto, torna-se paciente. Exemplo: O jornal foi lido por João – o jornal é sujeito paciente, e foi lido por João é o verbo na voz passiva.
A voz passiva pode ser dividida em: sintética ou pronominal e analítica.

Voz passiva sintética ou pronominal

A composição da frase é de verbo transitivo direto em 3° pessoa + se + sujeito paciente. Exemplo: Alugam-se casas. – alugam-se é voz passiva sintética, e casas – sujeito paciente.

Voz passiva analítica

Professora ensinando aluno.Formada pelos verbos auxiliares ser e estar + particípio do verbo transitivo + agente da passiva. Exemplo: Jogos solidários foram realizados – jogos solidários equivale ao sujeito paciente, e foram realizados é voz passiva analítica.

Voz passiva reflexiva

A ação verbal é praticada e recebida pelo sujeito, ou seja, o sujeito é agente e paciente ao mesmo tempo. Exemplo: O garoto machucou-se – o garoto – sujeito agente, e machucou-se é verbo na voz reflexiva.

Mais sobre Vozes do verbo ativa passiva reflexiva

Voz reflexiva recíproco

Sujeito composto e verbo, existe indicação de que um elemento do sujeito realiza ação sobre o outro mutuamente. Exemplo: Aline e João se casaram. – sujeito composto, praticando a mesma ação.

Essas são as flexões de vozes do verbo existentes em nossa língua portuguesa.

Assuntos Relacionados



Mais informações por email.

Comentar sobre Vozes do verbo ativa passiva reflexiva

  1. foi muito legal porque eu aprendi coisa q eu não sabia

    rafael
  2. foi muito bom eu ja apredir todas as voses brigado

    rrrrrrkkkk