Vulcanismo no Brasil principais vulcões inativos

Existem regiões brasileiras que apresentam indícios de atividade vulcânica, mas o país é livre desse destruidor fenômeno da natureza.

Vulcão em atividade expelindo cinzasA litosfera, que é a parte externa da Terra, está dividida em diversas placas tectônicas que se localizam sobre a camada pastosa. A área do encontro de placas tectônicas é totalmente instável e traz perigo à crosta terrestre: qualquer pequeno movimento causa terremotos, tsunamis e possibilita a formação de vulcões.

A presença dos vulcões inativos no Brasil se deve à movimentação, há milhares de anos, da placa tectônica em pontos quentes; com concentração de grande quantidade de calor. Tais pontos existem em enormes profundidades no interior da Terra e causam a produção de energia, afastando cada vez mais a placa Sul-Americana da placa Africana, trazendo o material magmático para a superfície e formando montanhas vulcânicas.

                       

Serra do Vulcão

Serra do Vulcão Rio de Janeiro.Localizada no Rio de Janeiro é uma das regiões do Brasil que apresenta vulcanismo inativo. Há cerca de 90 milhões de anos atrás, a atividade vulcânica da região deu origem a uma cadeia de montanhas separadas e alinhadas em quilômetros de extensão.

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha.No arquipélago, há um grupo de pequenas ilhas com 4 mil metros de profundidade. As formações estão submersas e expostas, demonstrando a inativação da atividade vulcânica na região.

Espírito Santo

Paredão de Trindade.Em Trindade, próximo de Vitória, há a ilha de Martin Vaz, que foi formada por uma grande montanha vulcânica. As rochas são vulcânicas, formadas pela condensação das lavas e apresentam intrusões. A formação leva o nome de Paredão e é o único ponto do território em que podemos encontrar um cone vulcânico, mesmo que inativo.

Assim, não há motivo para preocupação (pelo menos por enquanto). As placas tectônicas continuam se movimentando lentamente e separando a América do Sul da África, por isso, o ponto quente, onde pode haver erupções de lavas encontra-se no meio do Oceano Atlântico, estando o Brasil livre das montanhas de fogo.

2 votos



Thaís
12/08/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. Me ajudou bastante numa pesquisa da escola

    gabriela
    30/08/13 às 16:06
  2. me ajudou muito vlw

    larissa
    15/08/13 às 8:15
  3. me ajudou um pouco no trabralho de casa

    lauane
    14/05/13 às 15:35
  4. mto bom otimas informações . obrigado

    pedro
    02/04/13 às 8:20
  5. Não sei, Marcelo…mas foi muito loco!! Eu e minha colega Izabella estávamos num shopping quando teve o tremor…no duro, sem zoeira!!
    Bj!

    Bebela
    15/10/12 às 11:09
  6. “Irada” não seria um palavra para definir as imagens e sim, super-ultra-wega-power iradas!
    Mas, fala serio! Existem 11 pessoas com apelido de Regisdaorinha?? Que brega…kkkkkkk

    Bebela
    15/10/12 às 11:06
  7. Também achei, Mikaelli! Super, né?

    Bebela
    15/10/12 às 11:01
  8. Muito bom o site. Prabéns a quem produziu! Vou voltar sempre aqui pra fazer pesquisa escolar!
    Good!

    Bebela
    15/10/12 às 10:59
  9. eu gostei muito dessa materia que publicaram sobre o vulcanismo no Brasil por que eu não sabia que no Brasil.
    As imagens são muito legais e iradas por que eu sei que que se um pedaço da larva”ou seja o magma”cair numa pessoa ela morre queimada1

    Regisdaorinha11
    04/09/12 às 20:20
  10. Por que há tremores de terra no Brasil como registrados em Montes Claros – MG?

    Marcelosousa19
    20/05/12 às 15:42
  11. eu achei muito legal esse site

    mikaelli
    08/11/11 às 20:59