Zumbi dos Palmares biografia resumida

O guerrilheiro negro Zumbi do Palmares é lembrado até os dias de hoje pelos seus feitos e por polêmicas que rondam sua biografia.

Busto de Zumbi doa Palmares exposto em Brasilia.É difícil falar sobre a história de Zumbi sem falar sobre o quilombo que rendeu o nome pelo qual é conhecido por todos os brasileiros.

História

Localizado onde era o interior da Bahia e hoje conhecido como estado de Alagoas, o Quilombo dos Palmares era praticamente considerado um reino formado por escravos negros que fugiam das fazendas, senzalas e prisões do Brasil, com uma população de quase 30 mil fugitivos. E neste quilombo no ano de 1655 nascia Francisco, nome de batismo de Zumbi, que seis anos após seu nascimento foi capturado por um missionário português e por intermédio deste aprendeu a falar latim e português e também o auxiliava nas missas.

                       

Liderança

Aos 15 anos Zumbi dos Palmares fugiu retornando ás suas raízes e demostrando cada vez mais suas capacidades ágeis e estratégicas, se tornando referência no quilombo com um pouco mais de 20 anos de idade. Em 1678 o governador da Capitania de Pernambuco chamou o até então líder do quilombo Ganga Zumba para lhe apresentar uma oferta de paz onde se oferecia a liberdade para os escravos que haviam fugido em troca de suas devoções á Coroa de Portugal. O líder aprovou, mas Zumbi desafiou a Liderança de Ganga Zumba para continuar sua luta contra a tirania portuguesa, se tornando assim o novo líder do quilombo.
Pintura de confronto em quilombo

Invasão

Em 1693 o bandeirante Domingos Jorge Velho organizou uma invasão ao quilombo, sendo efetuada no ano seguinte causando a destruição de Palmares e ferindo Zumbi. Sobreviveu, mas foi traído por um de seus companheiros de luta que se juntou ao capitão Furtado de Mendonça que o apunhalou. Zumbi resistiu, mas foi morto em 1695 sendo decapitado e tendo sua cabeça exposta em uma praça pública de Recife.

Polêmicas

Alguns historiadores afirma que o verdadeiro herói de Palmares foi Ganga Zumba e que aliados de Zumbi envenenaram o antigo líder para que ele se tornasse o novo líder.

Para manter viva a memória da morte de Zumbi é comemorado o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro.

Assuntos Relacionados

10 votes



Ariane
23/09/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
    alessandra damasceno de oliveira - 22/01/2014

    Freddie Mercury merece muito respeito como artista pela qualidade da obra que deixou, pelo seu sendo de dever e respeito com seu público, parceiros de trabalho e entes queridos. ele ainda tem uma multidão de fãs e profissionais da mídia que o admiram e respeitam o trabalho dele e seu exemplo de vida embora ele tenha morrido devido as consequências de seus excessos. Mesmo enfrentado uma doença tão degenerativa como essa ele teve uma força de vontade de viver até seu último suspiro e animou os parceiros de sua banda nos momentos mais dramáticos de sua vida. pela sua integridade diante da morte ele merece que sua memória seja respeitada pelo ser humano que foi em vida

    alessandra - 03/02/2013

    como eu muita gente de todas classes sociais e artísta de vários segmentos apreciam suas músicas e o respeitam.

    Patriciabarboza2012 - 03/05/2012

    amo freddie loucamente;jamais existira um cantor tao maravilhoso como ele,

    verysilva - 04/02/2012

    amo o freddie desde os meus 10 anos de idade. amo sua música ,carisma e performances no palco.