5 dicas para ser um líder de sucesso

Ser líder vai além de determinar ordens e tarefas, conheça aqui as cinco maneiras de tornar-se um líder de sucesso.

liderançapg

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente nos últimos anos e ser colocado em uma posição de liderança, exige responsabilidades e acima de tudo flexibilidade. Por isso, algumas iniciativas corporativas podem fazer diferença na sua empresa. Confira nosso post até o final e saiba mais!

Relações corporativas interpessoais

As relações corporativas se baseiam diretamente nas relações interpessoais. Quanto mais saudável for esse tipo de relacionamento, melhor para a empresa e principalmente para seus colaboradores.

relaçõespositivas

O líder tem papel fundamental nesse tipo de relacionamento, já que a sua liderança reflete em sua equipe, por isso, procure desenvolver de forma positiva e assertiva buscando propósitos em comum, mas nunca esquecendo a singularidade de cada pessoa que compõe essas relações.

Diálogo e Transparência

O diálogo é umas das principais ferramentas de um líder, com ele se dá a motivação e principalmente o direcionamento. Além do diálogo a transparência em suas ações devem fazer parte de um liderança positiva. É sempre bom lembrar que as ações positivas deixam grande impacto quando necessitamos ter relações interpessoais sólidas.

opoderdodiálogo

Estimule o diálogo em todas as situações, mesmo nas situações mais difíceis o diálogo deve ser o grande aliado de um líder, pois é através dele que se reconhece os pontos positivos e negativos de uma liderança transparente e democrática.

O saber aprender

Quem está disposto a ensinar, deve estar aberto primeiramente a aprender. Ouvir seus colaboradores e ter trocas de experiências, além de fortalecer o vínculo positivo que há entre a equipe, faz com que você seja flexível e principalmente aprenda a ouvir, um líder que sabe aprender terá muito mais sucesso, do que aquele que tem sua verdade em absoluto.

saberaprender

Sempre que possível favoreça essa troca de aprendizagem entre sua equipe.

Empatia e Tomada de Decisões

Colocar-se no lugar do outro para tomar decisões é o primeiro passo para tomar decisões sábias diante de uma situação difícil. Claro que em algumas situações além de empatia se faz necessário o bom senso e principalmente analisar o bem estar do coletivo. Pensar de forma qualitativa faz a tomada de decisões de um líder ser sábia, principalmente quando se trata de capital humano, uma equipe que busca a melhora do bem estar coletivo e individual se torna sólida.

decisões

O papel de um líder nesse sentido é instruir e principalmente unir, para que suas decisões sejam executadas de maneira eficiente, não abdicando de decisões democráticas.

Marketing Pessoal

A imagem de um líder trás grande referência para uma equipe. A representatividade faz grande diferença, por isso, além da boa aparência, as ações de um líder têm o poder de mover pessoas, muitas vezes encontramos em um líder a inspiração para a melhora constante de nossas qualificações e fazendo com que a sua influencia se torne positiva.

marketingpessoal

Procure ter comportamentos positivos diante de seus liderados, para que isso se torne a melhor forma de troca para as relações interpessoais. Leve seus conhecimentos de maneira leve e bem articulada, torne o que você sabe a principal ferramenta de seu marketing pessoal.

Saiba mais sobre Liderança e Comunicação Empresarial no vídeo a seguir:

 

Leia mais sobre carreira

Publicado por Veronica Ortiz
Revisado em 11/09/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar