8 coisas que você não sabia sobre o seu corpo

Nosso corpo é realmente algo interessante, porém alguns detalhes podem passar desapercebidos, confira aqui algumas curiosidades que você nem desconfiava que existia.

curiosidadesobreocorpohumano

1 Saliva

Um humano adulto produz cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia, além de ser fundamental na digestão dos alimentos, ajuda a prevenir cáries e evita que micro organismos invadam o nosso corpo, produzindo enzimas que ajudam a diminuir a acidez presente na boca, além disso, contém uma substância que é considerada como antibiótico.

curiosidadesobreasaliva

2 Cérebro

Considerado como uma máquina, nosso cérebro é dividido em três partes.

A parte 1 localizada na frente do crânio controla os pensamentos, a coordenação motora, a fome e as emoções. Já a parte 2, localizada no meio da cabeça controla a audição, os reflexos de visão e a consciência. Por sua vez, a parte 3, se localiza na parte inferior do crânio e é responsável pelos outros sentidos.

cerebro

Na questão de pequenas veias, os chamados capilares possuem em média 160.000 quilômetros. Isso é o suficiente para dar quatro vezes à volta ao mundo.

Além disso, ele tem 100 bilhões de neurônios, as células de nosso cérebro, que são responsáveis por todas as informações que adquirimos ao longo da vida.

alimentaçãoeobomfuncionamentodocerebro

A alimentação pode ser uma grande aliada ao bom funcionamento cerebral, neurologistas afirmam que pessoas que adotam uma alimentação ser conservantes pode desenvolver um QI 14% maior, daqueles que não tem hábitos saudáveis.

3 Rins

São responsáveis por filtrar 95% da água existente no organismo, produzindo cerca de 2 litros de urina e filtrando  cerca de 80 litros de sangue, por dia, essa filtragem ocorre no mínimo de 65 vezes.

localizaçãodosrins

São extremamente vitais para o bom funcionamento do organismo. Porém há inúmeros casos de pessoas que sobrevivem com apenas um rim.

4 Ácido estomacal

Nosso estomago possuí um suco gástrico extremamente ácido, que tem o poder de derreter lâminas de gilete, porém, as mucosas presentes em nosso estomago são equipadas com enzimas que não permite que esse suco ácido saia fazendo estragos por aí.

estomagoeoácidoestomacal

Ele é utilizado somente no processo de digestão.

5 Cabelos

Os nossos fios de cabelos são extremamente resistentes, podem suportar até 3 quilos em cada fio, por possuir carbono em sua composição, mesmo depois de nossa morte alguns deles continuam intactos, um exemplo disso, são as múmias no Egito.

cabelossendoescovados

Mas os demais podem ficar em nosso couro cabeludo durante o período de 07 anos.

6 Pele humana

Sendo o órgão mais extenso de nosso corpo, a pele se renova todos os dias, e chega a pesar 4 quilos considerados nosso peso em geral.

pele

Ela também é responsável pelo maior descarte de células mortas diárias, chegando o número de 453,6 milhões de células por dia.

7 Cheiro

Nosso cheiro é nossa marca registrada, e não estou falando de perfume não! Possuímos um cheiro próprio, e essa essência é como se fosse uma impressão digital. Mesmo gêmeos idênticos não possuem o mesmo cheiro.

cheirobom

Por isso que ao usar o mesmo perfume, as pessoas “cheiram” de forma diferente. Devido a esse cheiro próprio, que o nosso próprio corpo produz.

 

8 Fêmur

O osso da nossa coxa, é extremamente resistente, sendo até quatro vezes mais forte um piso de concreto, feito de cimento.

femur

Além de ser o maior osso do corpo humano e possuir características peculiares.

Leia mais sobre o corpo humano

Revisado em 16/08/2016
Publicado em 16/08/2016 por Veronica Ortiz

Tags: , ,

Receba novidades

Comentar com Facebook


Comentar

Siga-nos