A faculdade de agronomia

Conheça um pouco mais sobre a faculdade de agronomia, veja as matérias, áreas de atuação e as melhores instituições para estudar.

O curso de Agronomia é um dos mais concorridos no Brasil, isso acontece porque o país possui forte potencial agrícola. O agronegócio está em constante crescimento e possui uma ampla variedade de mercado, o curso visa técnicas de manejo dos recursos naturais para comercialização, garantindo a qualidade dos produtos agropecuários. O profissional agrônomo verifica e acompanha os processos do plantio desde a fertilização da terra à comercialização e distribuição dos produtos.

A principal tarefa do profissional de agrônomo é garantir a qualidade dos produtos agroindustriais, lavouras e rebanhos. O curso tem a duração de 5 anos e possui uma ampla variedade de atividades práticas.

Como é a faculdade de agronomia?

O curso de agronomia na verdade é denominado como Engenharia Agronômica, por este motivo a grade curricular possui matérias ligadas a Engenharia.

Inicialmente o curso desenvolve matérias gerais como, por exemplo, Matemática, Estatística, Biologia, Física, Química e Botânica. Com o decorrer do curso a grade passa a conter matérias mais específicas como Irrigação, Drenagem, Solo, Mecanização, Climatologia, Zootecnia e Administração dos Recursos Naturais, por exemplo.

A faculdade de agronomia é destinada para pessoas que possuem afinidade nas áreas exatas, biológicas e também em atividades ligadas ao campo. O curso tem a duração de 5 anos em período integral ou matutino devido ao grande número de atividades práticas que devem ser realizadas durante o dia em laboratórios e fazendas experimentais. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.

Valor da faculdade de agronomia

Para atender ao mercado nacional e internacional é necessária uma grande produção de alimentos. O Brasil é um país de grande potencial agronômico devido a vários fatores como o clima, vegetação e solo. Em consequência do grande crescimento agropecuário o país tem investido cada vez nesta área, por isso a demanda por profissionais ligados a área agronômica vem aumentando cada dia mais.

Por todos estes motivos a carreira de profissional agrônomo está entre umas das profissões com maior remuneração. Os valores das faculdades de agronomia podem variar de uma região para outra e pode ser encontradas com preços de 1.000 a 1.500 reais.

Instituições de faculdade de agronomia

A faculdade de agronomia é uma das graduações mais procuradas, por este motivo o curso pode ser encontrado com facilidade em qualquer lugar do país, inclusive no interior.

Muitas faculdades particulares possuem variadas formas de pagamentos ou oferecem formas de incentivos aos alunos como, por exemplo, bolsas e descontos, tornando o curso mais acessível para quem tem menores condições financeiras. A variedade também é ampla para quem deseja optar por instituições públicas ou federais.

Entre as instituições de faculdade de agronomia mais conhecidas no Brasil estão UFMG, UFU, UFV, UFLA, UFVJM, Unimontes, IFMG, IFNMG, IFSEMG, IF Sul de Minas, UFES, IFES, Uenf, UFRRJ, UFSCar, UNESP, UniTau, FIO, UniCastelo, UNB, FTB, UFG, UEG, IF Goiano, UniEvangélica, UFMT, Unemat, UEMS, UFGD, UFAL, UFRB, UNEB, UESB, UESC, IF Baiano, UFC, IFCE, UFMA, UEMA, UFPB, UFCG, UFRPE, UFPI, UESPI, UFRN, UFERSA, UFS entre outras.

A faculdade de agronomia forma profissionais que através das instruções aprendidas em sala de aula utilizam técnicas inovadoras para melhorar a produção de lavouras, rebanhos, tudo que envolve o campo e o solo como fonte de alimentos. Investir em uma faculdade de agronomia é abrir horizontes para o empreendimento e sustentabilidade da melhor maneira.

Para saber mais assista ao vídeo e veja mais informações referentes ao curso de Agronomia.

Saiba mais sobre Faculdade de Agronomia

18/11/13 por Raquel Silveira

   

Mais informações por email

Comentar