Home » Educação » Faculdade

A Faculdade de Letras

Entenda um pouco mais sobre a Faculdade de Letras, quais são as matérias e qual a atuação deste profissional no mercado.

A faculdade de Letras no Brasil é um campo em que se estuda especificamente a área da linguística. É um estudo amplo da língua falada e escrita no mundo atual e antigo.

A faculdade de Letras pode ser efetuada em duas modalidades profissionais como a licenciatura que abrange disciplinas voltadas especialmente para área pedagógica e o bacharelado que forma profissionais letrados específicos no estudo de línguas como, por exemplo, tradução, redação e revisão de textos. A faculdade de Letras é bastante prestigiada, pois a área pedagógica é uma das funções mais importantes na sociedade.

O que se aprende na Faculdade de Letras

Dentro da grade curricular do curso de letras podem ser adquiridos conhecimentos em várias áreas do campo gramatical, linguístico e da literatura, além de outras matérias complementadas que são fundamentais para o ensino e aprendizado.

Entre as matérias que se aprende na faculdade de Letras estão Teoria e Prática do Texto, Língua Inglesa: Prática Oral e Aspectos Morfossintáticos e Leitura, Introdução aos Estudos Linguísticos, Teoria Literária, Organização da Escola: Estrutura e Funcionamento, Sintaxe da Língua Portuguesa, Língua Latina, Linguística: Análise do Discurso, Literatura Portuguesa: Poesia, Prática de Ensino da Língua Portuguesa: Gram. e Redação, Morfologia e Léxico da Língua Portuguesa, Prática de Leitura e de Pesquisa, Psicologia da Educação entre outras.

Áreas de atuação da Faculdade de Letras

A faculdade de Letras no Brasil é considerada um dos cursos mais puxados e abrangentes no campo da língua portuguesa e outros idiomas.

As áreas de atuação do profissional formado em Letras são consideradas bastante amplas, pois este profissional pode atuar em diversas áreas do uso da linguagem como, por exemplo, Pesquisa atualizada, Produção editorial, Compilação, Análise e preparação de textos, além da principal e mais procurada no mercado que é a área ligada ao corpo docente.

A Faculdade de letras é efetuada em um período de aproximadamente quatro anos, fazendo parte da grade curricular o estágio obrigatório é de 400 horas dentro de instituições pedagógicas públicas ou particulares, Empresas de tradução, Editoras de livros ou até mesmo publicações.

Preços da Faculdade de Letras

As faculdades de Letras podem ser encontradas em vários estados do Brasil, com condições de pagamentos bastante acessíveis a todos os estudantes. O valor das mensalidades da faculdade de Letras está entre R$450.00 à R$600.00, o valor varia de estado para estado.

Por ser um campo bastante abrangente, concorrido e prestigiado no mercado, o curso de Letras contém preços acessíveis e proporciona a muito profissionais a oportunidade de lecionar já no primeiro ano de curso. Esta facilidade de ingressar no mercado de trabalho logo cedo possibilita ao aluno a tranquilidade de manter tranquilamente suas mensalidades em dia. Fazer uma faculdade de Letras é ter a possibilidade de se tornar um profissional com diploma e é muito recompensador para todos que sonham com a graduação.

Instituições de Faculdade de Letras

O Brasil possui várias instituições de faculdade de Letras e cada uma delas com distintas condições e formas de ensino. Muitas faculdades possuem tradições e formas de ensino de extrema qualidade.

Entre as melhores e mais renomadas faculdades de Letras estão a USP, Anhanguera, UFG, UNIG, UNISEP, UFRJ, UNESP, PUC, UFAL entre outras.O curso de letras capacita ótimos profissionais para o mercado de trabalho além de contribuir para um futuro melhor na área da educação.

Para as pessoas que gostam de literatura e compreensão mais aprofundada da gramática da língua portuguesa, a faculdade de Letras é uma ótima oportunidade de se inserir no mercado de trabalho atuando na área de sua especialidade.

Assista ao vídeo e veja mais informações a respeito da Faculdade de Letras e o amplo mercado de trabalho disponível para os profissionais formados na área.

Publicado por Raquel Silveira
Revisado em 26/11/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar