Home » Educação

Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras é uma importante instituição que contribui para a cultura popular, literária e língua portuguesa.

academia brasileira de letras

A Academia Brasileira de Letras é um local em que os grandes e conhecidos mestres literários fundaram para que a memória e a cultura do povo brasileiro se tornasse eterna. Essa instituição foi fundada em 1897 na cidade do Rio de Janeiro por onze grandes escritores e entre eles está o mestre nas obras literárias: Machado de Assis. Com um desejo profundo em enraizar a cultura da língua portuguesa no país, surgiu a ideia de construir um local onde os escritores poderiam se reunir e discutir suas obras.

A Academia Brasileira de Letras hoje é conhecida mundialmente e já possui 40 membros efetivos, esses membros são pessoas que contribuíram para a literatura nacional, mantendo uma vida exemplar e idônea. Todos que adquiriram até hoje uma cadeira nessa grande instituição têm o privilégio de se tornar imortal com suas obras literárias, que são estudadas dentro da história do Brasil e de sua literatura.

História da Academia Brasileira de Letras

A Academia Brasileira de Letras foi criada a partir do modelo da Academia Francesa. Seguindo seu modelo tradicional e patriarcal, a Academia Brasileira de Letras se tornou referencial e recebe a cada vez mais nomes conhecidos que contribuem para a expansão da língua portuguesa. Sua inauguração se deu através da notícia do então presidente da academia, Machado de Assis através da Revista Brasileira, assim chamada na época.

Inicialmente, por falta de um prédio próprio a Academia Brasileira de Letras mantinha suas reuniões no ginásio nacional, com sessões muito bem dirigidas através de leituras e acordo entre os literatos. Anos mais tarde abrigou-se em uma das alas de uma instituição cultural e por ali ficou durante anos.

membros da academia brasileira de letras

Foi somente em 1923 que  a Academia brasileira de letras ganhou prédio próprio com a ajuda de Afrânio Peixoto e o embaixador da França. Esse prédio foi doado a Academia Brasileira de Letras e tinha a mesma arquitetura, sendo uma réplica do então Petit Trianon, palácio de Rei Luiz XV. Atualmente esse mesmo prédio sede é hoje tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, sendo ativo em reuniões e sessões solenes.

Membros da Academia Brasileira de Letras

A academia brasileira de letras inicialmente era composta por onze membros sendo eles: Machado de Assis, Lúcio de Mendonça, Inglês de Souza, Olavo Bilac, Afonso Celso, Graça Aranha, Medeiros e Albuquerque, Joaquim Nabuco, Teixeira de Melo, Visconde de Taunay e Rui Barbosa. Esses membros são considerados imortais com a junção de suas obras e contribuição para a literatura do país.

Atualmente, a Academia Brasileira de Letras possui aproximadamente 4o membros com apenas duas mulheres. Além desse número são existentes mais 20 nomes de literatos estrangeiros que compõem o rol de membros.

Para adentrar a essa grande instituição brasileira chamada Academia Brasileira de Letras existem alguns requisitos. São eles: ser brasileiro nascido no país e ter escrito e publicado obras contribuintes à literatura do Brasil.

atuais membros da academia brasileira de letras

Para fazer parte do rol de membros da Academia Brasileira de Letras, o escritor interessado deve se candidatar enviando uma carta ao presidente da ABL. Após isso haverá uma eleição entre os membros e após alguns meses a declaração da vaga.

A Academia Brasileira de Letras é uma instituição importante para a cultura do país, muitos autores inesquecíveis são homenageados adquirindo. Atualmente a Academia Brasileira de Letras comemorou cem anos de existência e junto à comemoração adquiriu mais um famoso membro, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que além de político é escritor e professor universitário.

Confira mais sobre a Academia brasileira de letras no vídeo abaixo do Youtube.

Publicado por Raquel Silveira
Revisado em 04/10/2017

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar