Home » Dicas » Informações

Academia da Força Aérea Brasileira

A Academia da Força Aérea Brasileira ainda é recente, mas é considerada a terceira melhor escola de formação de pilotos do mundo.

Base-da-Força-Aérea-Brasileira-em-PirassunungaA Academia de Força Aérea Brasileira é uma escola de nível superior que tem a missão de formar oficiais da Aeronáutica. Em meados de 1916 o Brasil se viu diante da necessidade de criar uma Força Aérea por conta da Primeira Guerra Mundial, organizando assim o 1º núcleo militar de aviação do Brasil, que foi inaugurado em 1919 com o nome de Escola de Aviação Militar.

Entretanto, a Aviação Brasileira era dividida entre a Marinha Brasileira e o Exército do Brasil e a necessidade de criar uma Força Aérea independente fazia parte dos ideais dos pilotos. Assim, o Ministério da Aeronáutica foi criado em 1941 e por conta da Segunda Guerra Mundial, o Brasil se viu obrigado a formar especialistas na área de aviação. A Escola de Aviação Militar  foi extinta e criou-se a Escola da Aeronáutica com o objetivo de formar pilotos oficiais. Em 1968 a Escola da Aeronáutica recebeu passou a denominar-se Academia da Força Aérea (AFA).

Construção da AFA

rticipação da Força Aérea em desfile cívico militar de 7 de setembroA AFA era localizada no Campo dos Afonsos, RJ.  Em 1942 os oficiais procuravam um local mais adequado para a construção da nova Escola da Aeronáutica e o lugar escolhido foi Pirassununga, SP,  que possui  melhores condições climáticas para a prática de estudo aéreo. A mudança para Pirassununga ocorreu em 1971 com  a instalação da AFA numa área construída de 215.246 m², setorizados em Divisão Administrativa, de Ensino e de Suprimentos e Manutenção, Batalhão de Infantaria e Corpo de Cadetes.

Como ingressar na AFA

Formação de novos pela Escola de Especialistas da Aeronáutica.O ingresso para a Academia de Força Aérea é feito por meio de concursos, e os pré-requisitos necessários são: ser brasileiro, ser solteiro, ter altura entre 1,64 m e 1,87 m e a escolaridade mínima é o ensino fundamental. Para maiores informações sobre as vagas é só acessar a página da FAB (Força Aérea Brasileira) e consultar as formas de ingresso (para FAB e outras carreiras militares) e concursos vigentes.

Atualmente, a Academia da Força Aérea Brasileira é Considerada uma das três melhores escolas de formação de pilotos oficiais do mundo inteiro.

Publicado por Thaís
Revisado em 09/09/2014

Compartilhar

Comentar com Facebook

Receba novidades

Comentar