Alimentos que ajudam a dormir melhor

Diga adeus à insônia e noites mal dormidas, inclua os seguintes alimentos em sua dieta e sentirá uma melhora no seu sono.

Homem dormindo

Hoje em dia devido ao estresse, excesso de trabalho, maus hábitos de vida, a insônia tem se tornado bastante comum na vida das pessoas. Segundo pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira do Sono, mais de 50% das pessoas entrevistadas afirmaram sofrer com a insônia e mais de 40% disseram sentir muito cansaço durante o dia, devido à má qualidade do sono. No entanto, temos uma boa notícia: uma alimentação adequada pode agir positivamente na melhora do problema.

Se tem problemas para pegar no sono e quando consegue adormecer o sono não é de qualidade a ponto de se sentir revigorado ao amanhecer, em sua dieta não pode faltar alimentos ricos no aminoácido triptofano, este que tem a função de regular os níveis de serotonina em nosso cérebro, fazendo com que as atividades do organismo se acalmem e tragam o relaxamento do corpo. Além do triptofano, outra substância aliada ao sono de qualidade é a melatonina, um hormônio estimulante do repouso.

Sendo assim, vamos conferir alguns alimentos ricos nessas substâncias, que vão fazer você ter uma maravilhosa noite de sono e acordar revitalizado.

Alface

Alface

A alface também é rica em triptofano, além de ter pouquíssimas calorias, ideal para compor a última refeição do dia. E pode ser usada em formas das tradicionais saladas, como também em chás e até sucos.

Chá de camomila

Chá de camomila

Diferentemente da maioria dos chás, o de camomila não contem cafeína, ao contrário, tem um efeito calmante para o organismo.

Couve

couve

A couve é rica em magnésio, substância que age no relaxamento dos músculos, auxiliando o corpo a se livrar das tensões do dia a dia para repousar.

Chocolate amargo

chocolate amargo

Para quem não vive sem chocolate, saiba que sua versão amarga, que tem maior concentração de cacau, contém serotonina, que auxilia no relaxamento do corpo e da mente.

Aveia

Aveia

Um dos únicos cereais que contem melatonina é a aveia. Por isso, consuma diariamente e para que seu efeito seja ainda mais evidente, vá se deitar em um quarto totalmente escuro, já que os níveis de melatonina aumentam quando há a ausência de claridade.

Leite

Leite

Sabe aquele velho costume de mães e avós de nos oferecer um copo de leite quente antes de dormir? Pois bem, está cientificamente comprovado que isso ajuda a ter uma boa noite de sono, já que o leite é rico em triptofano. Se não tem esse costume, faça o teste e tome um copo de leite quentinho uns 30 minutos antes de ir para a cama.

Mel

Mel

Para dar mais poder a receita da vovó do leite quentinho para dormir, acrescente uma colher de mel. Pois o aumento de açúcar no sangue diminui a produção do neurotransmissor Orexina, este que segundo estudos recentes, tem ligação com a insônia.

Além de que o mel é considerado um carboidrato simples, ajudando também na absorção do triptofano pelo organismo.

Cereja

Cerejas

A charmosa frutinha é rica em melatonina. Pode ser consumida em forma de suco na hora do jantar ou fresca.

Adicione todos esses alimentos em sua alimentação diária em conjunto com a prática de exercícios, com certeza os resultados serão muitos e você terá muito mais disposição tendo uma boa noite de sono todos os dias.

Conheça mais alimentos que ajudam a dormir melhor no vídeo abaixo:

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10/02/15 por Talita

   

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