Alimentos que ajudam a emagrecer

Confira dicas de como turbinar seu cardápio e escolher alimentos que ajudam na perda de peso e no ganho de massa muscular.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Quando pensamos em emagrecer o primeiro ponto a se considerar é a rotina alimentar. Hábitos alimentares corretos, aliados à prática de atividades físicas, estão entre os conselhos mais pertinentes dos profissionais de saúde para quem busca perder os indesejados quilinhos a mais. Se você também precisa reduzir algumas medidas, fique de olho nas dicas de alimentos que ajudam a emagrecer do Portal ZUN:

Alimentos que ajudam a emagrecer rápido

Mulher com pimentãoNão existe uma fórmula milagrosa para se perder peso, o que existe, são alimentos que auxiliam na queima de gordura por acelerar o metabolismo, ajudar o intestino a funcionar melhor e causar sensação de saciedade.

Os alimentos que aceleram o metabolismo, conhecidos como termogênicos, são incluídos facilmente em nosso cardápio, como o gengibre que pode ser acrescentado em vários pratos, sucos e chás, a soja, cebola, sardinha, bacalhau, salmão, cenoura e a pimenta, que tem a função de aumentar a circulação sanguínea e melhorar a digestão. Entre as bebidas, o chá verde, chá branco e chá mate também têm propriedades termogênicas.

Na lista dos alimentos que possuem a capacidade de melhorar o trânsito intestinal estão as fibras, presentes em cereais integrais, farelos de trigo, aveia, frutas, vegetais folhosos e grãos. O pão e o arroz integral, a aveia, além das carnes e vegetais crus, estão entre os alimentos que causam sensação de saciedade.

Alimentos que ajudam a perder a barriga

Feijão cozidoAquela barriguinha indesejada que amedronta tantos homens e mulheres nada mais é, que o acúmulo da "temida" gordura localizada, e a melhor maneira de eliminá-la é aliar uma alimentação equilibrada a exercícios físicos.

Entre os alimentos indicados para perder a barriga estão as verduras, como o alface, agrião, rúcula, escarola e couve. Por isso caprichar na salada é uma boa dica para quem deseja perder a barriga. Os alimentos ricos em proteínas também são indicados, como carnes ( preferencialmente peixes e frango), além de ovos e queijos brancos. Os carboidratos devem ser evitados, principalmente durante a noite, quando o nosso metabolismo está mais lento, portanto evite pães, massas e doces.

Algumas dicas podem ajudar nessa difícil, mas não impossível tarefa: não tomar líquido durante as refeições, comer a cada três horas e caprichar nas atividades aeróbicas, que garantem um gasto energético maior, ajuda a diminuir o volume na região abdominal.

Alimentos que ajudam a ganhar massa muscular

Filé de peixe grelhadoQuem deseja ganhar massa muscular, deve associar às atividades físicas um cardápio de proteínas e suplementos alimentares, mas sempre com orientação médica e associado a atividade física. Entre os alimentos que ajudam a ganhar massa muscular estão as carnes magras, como frango e peixe, além dos derivados do leite, como queijos e iogurtes. Os ovos também fazem parte do cardápio para quem deseja ganhar massa muscular, prefira os cozidos ou omelete, evitando os fritos, por causa do excesso de gordura.

Mais importante que emagrecer, é conseguir isso com saúde, portanto o acompanhamento de um nutricionista é essencial. Não existe uma fórmula milagrosa para eliminar gordura corporal, o segredo está na reeducação alimentar e exercícios físicos.

Saiba mais sobre alimentos que ajudam a emagrecer

25/10/12 por Maria Carolina

   

Mais informações por email

Comentários

  1. Acho que para se fazer uma dieta temos que sempre ter o acompanhamento de um nutricionista para poder nos orientar, porque p/ se fazer uma dieta sozinho e muito dificil

    paula tomi suzuki

    30/01/13

  2. Otimo

    dielen simoes

    25/10/12

Comentar